Livro “Sobre o ensinar em Enfermagem: metodologias, relatos e reflexões” lançado pela ABEn-RS conta com a colaboração de docentes da UFSM e UFSM-PM

No início do mês de janeiro, a Associação Brasileira de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul (ABEn-RS), lançou o livro Sobre o ensinar em Enfermagem: metodologias, relatos e reflexões. A obra celebra os 70 anos da ABEn-RS, completados em 2020 e conta com a participação de docentes de todo o estado, que disponibilizaram suas experiências, reflexões, inovações em torno do tema educação e/ou Ensino de Enfermagem.

Cinco docentes da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, participaram da elaboração do livro, sendo eles: Ethel Bastos da Silva, Fernanda Sarturi e Isabel Cristina dos Santos Colomé, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) e Leonardo Bigolin Jantsch e Neila Santini de Souza, também pesquisadores do NEPESC e do Grupo de Pesquisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família  (CRIANDO/UFSM). O capítulo desenvolvido pelos docentes tem o título “Ações potencializadoras da educação interprofissional em saúde” que, dentre outros assuntos, tratam das experiências do PET-Saúde/Interprofissionalidade, programa realizado no campus da UFSM Palmeira das Missões e que tem como objetivo integrar ensino-serviço-comunidade, por meio de um trabalho constituído de pesquisas e ações de saúde interprofissionais e compartilhadas. Ainda colaboraram com a obra, docentes da UFSM, campus de Santa Maria.

O livro Sobre o ensinar em Enfermagem: metodologias, relatos e reflexões foi organizado foi organizado por Joel Rolim Mancia, Claudia Capellari e Maria Cristina Sant´Anna da Silva. Segundo a equipe organizadora, ele é fruto dos encontros do Conselho Consultivo das Escolas de Enfermagem do RS, fórum que ocorre mensalmente desde 1995, promovido pela seccional do Estado. A principal finalidade da obra é oferecer aos docentes, coordenadores, gestores e todos os que têm internalizado a educação significativa, insumos que, agregados às práticas docentes já instituídas, contribuam para o aperfeiçoamento da educação de Enfermeiros.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM