9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária será realizado de 8 a 11 de março em formato totalmente virtual

Será realizado, de 8 a 11 de março, em formato virtual e gratuito, o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, considerado o maior encontro de extensão universitária do país. O 9º CBEU é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.

O evento terá como tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”. Inicialmente, a 9ª edição aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020 em Belo Horizonte, no campus Pampulha. Porém, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março de 2021, em formato totalmente virtual e gratuito.

A programação conta com redes de conversa com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, lançamentos e exposição de produtos de extensão e atrações culturais. O prazo de submissão de resumos para o congresso terminou em 30 de novembro de 2020. Entretanto, é possível realizar a inscrição como ouvinte até 11 de março de 2021. Qualquer pessoa, de qualquer instituição ou localidade do país, pode participar como ouvinte do 9° CBEU. Todos os ouvintes receberão certificado de participação.

A programação contará com redes de conversas com a apresentação de trabalhos, 20 mesas-redondas com temáticas diversas e específicas, lançamento e exposição de produtos de extensão universitária, além de atrações culturais que vão ocorrer conjuntamente com o 15° Festival de Verão da UFMG. Nas redes de conversas, uma das principais atividades, serão apresentados cerca de 4.500 trabalhos de autoria de extensionistas de vários regiões do Brasil, de diferentes instituições de ensino. Esta é a primeira vez que o principal evento de extensão universitária do país ocorrerá em formato totalmente virtual.

O evento é direcionado a pesquisadores, estudantes, professores, técnico-administrativos em educação, profissionais, representantes de movimentos sociais, gestores, organizações governamentais e não governamentais e público em geral.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM