Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

PET-Saúde/Interprofissionalidade da UFSM-PM e do Centro Universitário Metodista IPA/SMS de Porto Alegre lançam E-book “Série Vivências em Educação na Saúde”

Os Programas de Educação pelo Trabalho PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, RS e do Centro Universitário Metodista IPA/Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Porto Alegre, RS divulgaram, neste mês de junho, o E-book “Série Vivências em Educação na Saúde”.

A ideia da escrita colaborativa partiu da identificação entre os projetos 123 e 128 ao longo das webconferências coordenadas pelas apoiadoras do Ministério da Saúde, Patrícia Rios Poletto e Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, que apresentam a obra.

Os capítulos abordam as experiências e vivências da educação interprofissional e das práticas colaborativas de coordenadores, tutores, preceptores e bolsistas durante a implementação deste Programa que teve como fio condutor mudanças na formação e no trabalho em saúde para o Sistema Único de Saúde. A prática da interprofissionalidade ocorre na interlocução entre duas ou mais profissões da saúde a fim de estimular o trabalho colaborativo – aprendendo com o outro, sobre o outro e entre si.

A obra foi organizada pelas docentes da UFSM-PM, Fernanda Sarturi, Ethel Bastos da Silva e Greisse Viero da Silva Leal, pela docente do Centro Universitário Metodista do IPA, Cristiane Fernanda Gessinger, e pela odontóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Renyelle Schwantes de Souza.

De acordo com a docente Fernanda Sarturi, o objetivo é que a obra possa contribuir para a formação de profissionais da saúde e para qualificar o trabalho em saúde, a partir dos relatos descritos. “São 14 capítulos que compõe o e-book e, desses, 7 são experiências e vivências do PET-Saúde/Interprofissionalidade do nosso campus de Palmeira das Missões. São relatos das ações implementadas durante dois anos do programa que fomentaram a formação em saúde e a qualidade do trabalho em saúde para o SUS. Com isso, gostaríamos de compartilhar este trabalho que tanto nos motivou e movimentou sentimentos que ressignificaram nosso trabalho junto à comunidade local e regional”, afirma Sarturi.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM