UFSM-PM ofertará a primeira turma de Mestrado em Saúde e Ruralidade no 2º semestre de 2021

Primeira reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade realizada no dia 14 de junho de 2021.

A partir do 2º semestre de 2021, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, ofertará o novo curso de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade (PPGSR), nível Mestrado Acadêmico. O referido curso foi aprovado no final de 2020, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação e, no início do mês de junho, aprovado a criação no âmbito da UFSM.

O curso possui duas linhas de pesquisa: 1)Vulnerabilidades da população no contexto da ruralidade”, que engloba estudos relacionados às situações de vulnerabilidade da população rural em suas dimensões individuais, sociais e programáticas; às políticas públicas; aos processos de gestão e ao cuidado em saúde; 2) “Atenção à saúde das populações rurais nos ciclos da vida”, a qual contempla estudos relacionados à atenção à saúde nos ciclos da vida no contexto da ruralidade, incluindo pesquisas sobre os determinantes de saúde de indivíduos, famílias e comunidades; aspectos clínicos, epidemiológicos, estratégias de promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos que se relacionam diretamente com os projetos e grupos de pesquisa aos quais os docentes estão inseridos.

A partir da fase de formalização de criação do curso, houveram reuniões com os docentes e a constituição do Colegiado, que está trabalhando na organização operacional para a oferta do curso. Neste momento, o Colegiado está construindo o Edital e composição da comissão de Seleção de Discentes, para ingresso na primeira turma, e no planejamento das disciplinas a serem ofertadas. A previsão de lançamento do primeiro Edital de Seleção é para o final do mês de julho deste ano, estendendo-se até meados do mês de agosto.

De acordo com Marinês Tambara Leite, docente e coordenadora do PPGSR, este é um momento de muito trabalho de todos os docentes envolvidos no Programa, pois almeja-se atender a expectativa de uma grande demanda da sociedade local e regional, que deseja acessar um curso de pós-graduação. “O programa é focado na formação de novos pesquisadores, profissionalmente éticos, comprometidos com práticas autossustentáveis com responsabilidade social e cientes das necessidades de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares. Deste modo, a produção de novos conhecimentos deverá ter caráter inovador, socialmente relevante e que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população local e regional”. A docente ainda destaca que a abordagem deste programa se apresenta de forma inovadora, pois é a única proposta na área da Enfermagem com foco na saúde e na ruralidade.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail pgsauderuralidade@ufsm.br.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM