Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) promove evento de socialização e lançamento de produções no dia 05 de agosto

No dia 05 de agosto, às 14h, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, irá realizar um evento on-line de socialização e lançamento das produções oriundas do Projeto Determinantes sociais de saúde em pessoas com deficiência, famílias e rede de apoio no cenário rural: múltiplas vulnerabilidades”, financiado pela FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), através do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS – 2017).

Conforme Marta Cocco da Costa, coordenadora do projeto, ao longo de 4 anos os docentes e discentes do Núcleo tiveram uma forte atuação frente a este projeto que contou com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Instituto Federal Farroupilha (IFRS) e com o apoio da 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde. “Foram muitos encontros, organizações, logística, geração de dados, contato com gestores, profissionais de saúde, pessoas com deficiência e cuidadores de diversos municípios”, relata a coordenadora. Marta ainda ressalta que toda essa caminhada foi relata no vídeo institucional do NEPESC, assim como em muitas produções acadêmicas e educativas. “Durante esse período muitos desafios foram enfrentados, mas muitas potencialidades descobertas em cada município. Equipes de saúde e famílias que nos acolheram de forma muito carinhosa, e nos possibilitou a escuta de muitas histórias e realidades. Como também muito aprendizado, fica nossa gratidão a todas e todos que trilharam esta caminhada conosco”.

Para a docente Andressa de Andrade, coordenadora substituta do projeto, todo o trabalho foi construído por um conjunto de profissionais e pesquisadores empenhados em prol da temática das Pessoas com Deficiência. “O desenvolvimento do mesmo só foi possível por conta do apoio e engajamento da equipe de pesquisa e de gestores da 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde. Os frutos deste trabalho remetem ao envolvimento de todos e agradecemos pelo empenho de cada um na condução deste trabalho. Ficam os produtos e o anseio por novas construções/parcerias que alcancem resultados tão importantes quanto este”, finaliza.

O evento será realizado via Google Meet e é aberto a todos os interessados.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Confira o vídeo institucional do Projeto: