Projeto da UFSM e de universidades da Argentina é destaque na Organização Mundial de Turismo

Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Universidad del Salvador e a Universidad Nacional de Entre Ríos, ambas da Argentina, o projeto intitulado “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o papel das universidades latino-americanas: resultados, avanços e novos desafios” acaba de ser vinculado à Plataforma de Turismo para os ODS da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Para os professores envolvidos neste trabalho, o reconhecimento internacional pela instituição representativa do turismo no mundo, a OMT, mostra a importância de estudos relacionando o turismo aos aspectos da sustentabilidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto, que é uma sequência de outra pesquisa interinstitucional entre as universidades, iniciada em 2016, tem o propósito de analisar a contribuição das universidades de ambos os países na temática do turismo e na aplicação dos ODS durante o período 2015-2020.

Na UFSM, o projeto é coordenado pela professora Luciana Davi Traverso (Administração/CCSH) e conta com a participação dos professores Caroline Ceretta e Marcelo Ribeiro (Gestão de Turismo/CCSH) e Tiago Patias (PPG em Agronegócios e Administração/UFSM-PM). As pesquisadoras da Universidad del Salvador, de Buenos Aires, envolvidas com o projeto são Claudia Toselli (coordenadora geral), Adriana Ten Hoeve e María Martha Lucano. Na Universidad Nacional de Entre Rios, participam as pesquisadoras Andrea Takáts e Irene Aguer. O projeto também conta com a colaboração voluntária de dois acadêmicos do curso de Gestão de Turismo da UFSM: Fábio Zanini de Paula e Patrick Flores Soares, além da servidora da UESC Adelina Prado Calda Neres.