36ª Jornada Acadêmica Integrada acontece de 22 a 26 de novembro

A 36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro, novamente no formato on-line. O evento busca estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promovendo a troca de experiências por meio da divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme o Edital 020/2021, que normatiza os procedimentos para participação no evento, as inscrições de trabalhos iniciam nesta segunda-feira (2) e terminam às 17h do dia 30 de agosto, com exceção dos trabalhos de alunos externos à UFSM (JAI Externos), cujo prazo termina no dia 20 de agosto. Uma mudança neste ano é que os trabalhos poderão ser inscritos com o envio somente do resumo, não sendo mais solicitado o envio da apresentação, como ocorreu na edição de 2020.

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas de segunda (2) até as 19h do dia 24 de novembro. Já candidatos a avaliadores voluntários poderão se inscrever até as 17h do dia 31 de agosto

Segundo o coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, Paulo Cesar Piquini, devido às alterações no calendário acadêmico em decorrência da pandemia, neste ano a JAI será realizada em novembro, diferentemente dos anos anteriores, quando ocorria em outubro.

A JAI é composta de cinco sub-eventos: 36º Salão de Iniciação Científica, 14º Salão de Extensão, 13ª Mostra de Ensino – Compartilhando Saberes, 12º Salão de Pós-Graduação e 5ª JAI Externos. Na mesma semana ocorrerão eventos satélites, promovidos pelas Unidades de Ensino – Cursos/Departamentos, Grupos de Pesquisa, Laboratórios e/ou Programas de Pós-Graduação.

Apresentações on-line em dois formatos

As apresentações de trabalhos da JAI são organizadas em módulos temáticos, que são determinados pelas áreas do conhecimento do CNPq. A escolha do módulo temático no qual o trabalho deve ser enquadrado é feita pelo aluno quando da realização da inscrição. Para trabalhos de extensão, deverá ainda ser escolhida uma das oito áreas temáticas de extensão, conforme definido pela Política Nacional de Extensão e pela Resolução 006/2019 da UFSM.

A 36ª JAI permite inscrições para apresentação de trabalhos nos formatos videoconferência e apresentações performativas (somente para os módulos temáticos dança, música e artes cênicas). O aluno informa sua opção no momento da inscrição. Para os trabalhos inscritos no formato de apresentações performativas caberá ainda à comissão organizadora a decisão final sobre o formato de apresentação do aluno inscrito, podendo manter o formato de apresentação performativa ou alterar o seu formato para videoconferência. A programação geral será divulgada no dia 1º de novembro.

As apresentações dos trabalhos no formato videoconferência, inscritos em cada um dos módulos temáticos, serão realizadas em salas virtuais usando a plataforma Google Meet. Cada sala virtual conterá aproximadamente 10 apresentadores, um coordenador e um avaliador. Cada apresentador terá 10 minutos para sua apresentação, sendo os primeiros sete para a apresentação e os três minutos restantes para perguntas e/ou comentários. O aluno apresentador inscrito deverá estar presente na sala virtual e ter consigo seu arquivo de apresentação para que possa apresentar seu trabalho quando assim for convidado pelo coordenador da sala.

Já os trabalhos que forem designados, por comissão específica, para apresentações performativas terão sua duração e local de apresentação definidos em data oportuna, que não deverá ultrapassar o período de até duas semanas antes do evento. As apresentações performativas acontecerão em ambiente a ser definido pela comissão
específica.

O Edital 020/2021 e mais informações podem ser acessados no site da JAI.

Texto: Agência de Notícias da UFSM