“Os Serviços de Enfermagem na Contemporaneidade” foi tema da X Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da UFSM-PM que contou com mais de 300 participantes

Entre os dias 16 e 19 de agosto, foi realizada a X Semana Acadêmica do curso de Enfermagem (SAENF) da UFSM-PM que, este ano, teve como tema “Os Serviços de Enfermagem na Contemporaneidade“. Realizado no formato virtual, o evento alcançou 338 inscritos, recebeu mais de 50 trabalhos submetidos para apresentação, e contou com um público que variou de 50 a 80 pessoas nos minicursos.

A edição este ano teve como palestra de abertura o tema “Como seguir em frente com um novo normal”. Nos dias seguintes, diferentes temas fizeram parte da programação como, “Perspectivas atuais no trabalho do enfermeiro”; “Residências de Idosos”; “Possibilidades de consultório e consultoria em enfermagem”; “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e sua aplicabilidade no SUS”; além dos minicursos sobre Primeiros Socorros; Oncologia Pediátrica; Exames de Imagem; Empreendedorismo na enfermagem; e autonomia do enfermeiro no cuidado materno infantil.

A X SAENF foi organizada por oito docentes e 29 alunos do curso de Enfermagem da UFSM-PM e contou com apoio expressivo do Diretório Acadêmico do curso (tanto pela gestão atual como da próxima), e com o patrocínio da SICRED e da REUFSM (Revista de Enfermagem da UFSM). Fernanda Sarturi, coordenadora geral do evento, destaca a participação expressiva da presença da comunidade interessada na programação do evento, bem como as visualizações já realizadas pelo canal do Youtube que transmitiu o evento. “O sucesso da Semana Acadêmica se deu pelo empenho e dedicação de um grande grupo de trabalho que, ao longo de alguns meses, se envolveu com a organização do evento”, destaca a docente.

Renan Moi, acadêmico e integrante do D.A., destaca a repercussão das atividades realizadas durante a semana, o engajamento do público inscrito e as temáticas abordadas. “Durante os quatro dias do evento, abordamos sobre as perspectivas e as possibilidades profissionais de enfermagem fora das paredes hospitalares e de atenção primária, trazendo conhecimento, debates e demonstração de inúmeras áreas em que o profissional de enfermagem pode vir a atuar. Com certeza, todas as comissões envolvidas estão de parabéns pela excelência e reconhecimento do evento, foi muito oportuno e satisfatório. Ademais, a X SAENF contemplou a apresentação de trabalhos, enriquecendo os debates e reflexões, e a execução dos minicursos, que vieram a agregar um notório conhecimento aos participantes”, destaca o estudante.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM