UFSM-PM divulga selo comemorativo aos 15 anos da UFSM em Palmeira das Missões e convida toda a comunidade a participar das comemorações de aniversário

Para valorizar todas as histórias vividas na UFSM-PM, o selo dos 15 anos representa a aliança entre a instituição e a comunidade local e regional, reforçando também o orgulho e a valorização da universidade pública.

Fundada em 16 de outubro de 2006, primeiramente como Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS), a Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões, desde 2015, passou a ser denominada UFSM campus Palmeira das Missões e, neste ano, comemora 15 anos no município.

Desde sua criação, o objetivo da UFSM é expandir suas atividades e promover a interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade, buscando impulsionar o desenvolvimento da região norte do estado do Rio Grande do Sul. As atividades letivas do campus iniciaram no segundo semestre de 2006, com os cursos de Administração (diurno e noturno), Enfermagem e Zootecnia. Em 2010, houve o primeiro ingresso de alunos dos cursos de Ciências Biológicas – licenciatura plena, Ciências Econômicas e Nutrição. Atualmente a universidade ainda conta com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (com início em 2016) e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade (com início em 2021).

Para comemorar essa data especial, a Equipe Organizadora das Comemorações dos 15 anos da UFSM-PM divulgou, nesta segunda-feira (30), o Selo Comemorativo dos 15 anos da UFSM-PM. “No ano de 2021, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, comemora 15 anos desde a sua fundação no município. São 15 anos de um ciclo com a cidade de Palmeira das Missões e região: uma aliança que constrói projetos de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando o reconhecimento à região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para valorizar todas essas histórias, o selo dos 15 anos representa esta aliança entre a instituição e a comunidade local e regional, reforçando também o orgulho e a valorização da universidade pública. UFSM-PM, há 15 anos construindo conhecimento, agregando saberes e transformando vidas“.

Atualmente, são cerca de 1.400 estudantes entre os cursos de graduação, pós-graduação e ensino a distância que fazem parte de uma comunidade universitária cada vez mais inserida no município e região através dos 60 projetos de extensão em andamento, além de serviços prestados à comunidade. 130 servidores, entre docentes e técnico-administrativos em educação e quase 40 colaboradores terceirizados também fazem parte do universo da UFSM-PM. Desde sua fundação, o campus já formou mais de 1.600 profissionais.

Devido ao contexto de pandemia que estamos inseridos e a necessidade ainda do distanciamento social, a instituição irá realizar uma série de atividades virtuais para marcar a data e, quando possível e respeitando todos os protocolos, irá realizar atividades presenciais neste ano e no decorrer de 2022, marcando um Ano Comemorativo dos 15 anos da UFSM em Palmeira das Missões e região. Conforme Isabel Malheiros, Relações Públicas da UFSM-PM, uma programação especial de aniversário está sendo organizada com muito carinho com diversas atividades para a comunidade interna e externa e que serão divulgadas a partir das próximas semanas. “Estamos montando uma série de atividades para que possamos comemorar esta data tão importante e, para isso, convidamos toda a comunidade acadêmica e geral para participar conosco deste momento único que é a comemoração dos 15 anos da nossa instituição”, afirma.

Entre as atividades, está a elaboração da página dos 15 anos no site institucional do campus em que haverá um espaço para que a comunidade interna e externa envie seu depoimento em homenagem à UFSM-PM, contando o fato mais marcante durante a trajetória na instituição ou o momento mais inesquecível proporcionado pelo campus. Para contribuir, basta enviar uma foto e um parágrafo com o seu relato, nome, curso/setor, ano de formação/aposentadoria e a época em que ocorreu o fato para o e-mail assessoriapm@ufsm.br. Sugestões e fotos para a Exposição Virtual dos 15 anos, que também está sendo criada, também podem ser enviadas para o mesmo e-mail.

Contamos com a participação de toda a comunidade nessa grande rede de homenagens para a UFSM-PM, que está “Há 15 anos construindo conhecimento, agregando saberes e transformando vidas“.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Notícia vinculada a