Programa de Extensão da UFSM-PM sobre Ensino em Ciências realiza encontros de capacitação e conscientização com professores, alunos e familiares de Escolas de Educação Básica

O Programa de Extensão “Ensino em Ciências: sinalizando possibilidades de parcerias” da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, tem ocorrido desde o ano de 2017 e, em meio a pandemia, se reinventou e não parou suas atividades em uma parceria constante com professores e alunos de Escolas de Educação Básica de Palmeira das Missões, região e até de outros estados.

De acordo com a professora Andréa Inês Goldschmidt, coordenadora do programa, com a pandemia, as atividades do grupo até se ampliou. “Estamos atendendo diferentes comunidades regionais, do estado e até do país, em diferentes ações, que tem por objetivo elaborar, desenvolver e validar distintas estratégias de ensino de Ciências junto à Educação Básica”.

O grupo atua no Laboratório de Ensino junto aos demais extensionistas e pesquisadores: a professora Vanessa Barbisan Fortes, as pós-graduandas Maira Silveira, Laura Oestreich e Eduarda Breunig, e os acadêmicos Geovane Bernardi e Geovane Medeiros.

Confira as ações que estão sendo desenvolvidas em 2021:

Projeto Ensinando sobre os insetos!

Trata-se de um projeto de conscientização sobre a importância dos insetos, junto aos professores e alunos de anos inicias das escolas parceiras. As palestras têm ocorrido em ambiente remoto, em parceira com as professoras de anos iniciais. Para isso, o grupo utiliza recursos audiovisuais bem como modelos didáticos. Ainda conta com a divulgação do livro “O Maravilhoso Mundo dos Insetos”, em formato e-book, (para leitura) e para baixar, lançado em 2020, na 47ª Feira do Livro de Santa Maria.

Nos meses de agosto e setembro, os integrantes trabalharam com os anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ensino Fundamental Cacique Neenguiru.

Projeto sobre meio ambiente, “Eu, Nós e o Mundo”

O projeto tem sido realizado junto aos professores, alunos e familiares da Educação Básica das escolas parceiras, tendo ocorrido em ambiente remoto, com o objetivo de discutir e sensibilizar para questões ambientais.

Oficinas de formação de professores

Trata-se de oficinas de formação de professores, para professores em formação inicial ou em atuação nos anos iniciais e na área de Ciências, sobre temáticas relacionadas a assuntos voltados ao ensino de ciências, e tem ocorrido desde julho desde ano, também, através do ensino remoto. Atuaram como ministrantes nas oficinas, contribuindo para a formação inicial e permanente de professores, as duas pós-graduandas, do programa Educação em Ciências da UFSM e integrantes do grupo de Extensão junto ao Laboratório de Ensino, Laura Oestreich, e Eduarda Breunig.

Construção de um novo livro infantil, MARATONA DA BICHARADA

Em breve, o grupo irá lançar o novo livro infantil “Maratona da Bicharada”, com muitas novidades. Por enquanto, a obra está em fase de elaboração.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM