Nota de esclarecimento sobre a volta das atividades na UFSM-PM

É com muita satisfação que a direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões recebe, nesta segunda-feira (27), a manifestação dos Diretórios Acadêmicos do curso de Enfermagem e do curso de Nutrição desejando um retorno mais célere às atividades presenciais. Reconhecemos a legitimidade destas instâncias estudantis e estamos em constante contato com os representantes dos estudantes.

Durante toda a pandemia, as atividades na UFSM nunca pararam, os docentes readaptaram materiais para um novo modelo de aula, os técnico-administrativos em educação atuaram para modernizar todo o fluxo de processos e não deixar nenhuma demanda descoberta. Da mesma maneira, docentes e Taes estão envolvidos imensamente na recuperação do calendário suplementar, que está permitindo que alunos de semestres mais avançados dos cursos frequentem o campus para atividades práticas e complementares.

No dia 22 de setembro, a partir da Portaria Normativa nº 032, a UFSM anunciou o retorno presencial das atividades dos seus servidores, com segurança para todos. É natural que os estudantes também estejam ansiosos pelo retorno, mas algumas diferenças entre a comunidade de servidores e estudantes ainda impede, infelizmente, a presencialidade de todos os estudantes:

1)         Calendário estudantil aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão prevendo o segundo semestre de 2021 em REDE;

2)         Tamanho da comunidade estudantil ser 10 vezes maior que o da comunidade de servidores;

3)         Existência de muitos estudantes em estados distantes do Brasil, que poderiam promover o trânsito de variantes de Sars-CoV2 para o ambiente universitário, agravando a pandemia;

4)         Presença de muitos alunos com comorbidades e condições de insegurança de saúde, que ainda não estão em condições de voltar à presencialidade com segurança;

5)         Presença de muitos alunos em situações de vulnerabilidae econômica/social, cuja mobilidade, neste momento, apenas agravaria a situação, ou até mesmo resultaria em evasão do curso.

Salientamos que estamos atentos a todos os indicativos epidemiológicos e sanitários e que o retorno presencial completo sempre se balizará por estes parâmetros. Entretanto, temos compromisso social com os estudantes e com suas famílias, e qualquer retorno apressado resultará em maiores problemas do que mantermos um semestre mais em atividade remota.

Para quaisquer dúvidas da comunidade acadêmica e geral, estamos à disposição através dos e-mails campuspalmeira@ufsm.br ou assessoriapm@ufsm.br.

Direção UFSM-PM