Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão de Biossegurança Setorial da UFSM-PM esclarece sobre medidas a serem tomadas para a autorização de atividades de pesquisa presenciais e serviços essenciais



A Comissão de Biossegurança Setorial da UFSM-PM informa aos pesquisadores do campus que, segundo a IN 02/2020 PRPGP, todas as atividades de pesquisa presenciais e serviços essenciais poderão ser executadas desde que com a autorização da Comissão de Biossegurança Setorial, com responsabilização do coordenador do laboratório ou grupo da pesquisa.

Neste sentido, de acordo com a Comissão, os pesquisadores devem apresentar à Cbio Setorial o planejamento de funcionamento e adequação dos laboratórios para atender a todas as recomendações de prevenção à COVID-19 conforme o Manual de Biossegurança da UFSM.

O modelo de documento a ser preenchido encontra-se nos Anexos 1 e 2 para retorno de projetos e uso de laboratórios e deve ser encaminhado à comissão para avaliação. A Comissão ainda disponibilizou um checklist para que o pesquisador responsável utilize como guia de itens a serem contemplados nas informações do formulário. Os documentos enviados até o dia 25 de cada mês serão avaliados na primeira reunião da comissão no mês seguinte (avaliação mensal).

No caso das pesquisa que envolvem coletas de dados presenciais, após a aprovação das adequações pela Cbio setorial, o coordenador do projeto deverá incluir o ANEXO 2 – Planejamento e Readequação dos Projetos de Pesquisa no projeto, no Portal de Projetos. 

Mais informações na IN 02/2020 PRPGP ou pelo email biosseguranca.pm@ufsm.br.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-6177

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes