Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Docentes da UFSM-PM lançam o livro Maratona da Bicharada na 48ª Feira do Livro de Santa Maria

As professoras Andrea Inês Goldschmidt e Vanessa Fortes, da UFSM-PM, juntamente com os autores Helena Goldschmidt e José Luiz Goldschmidt Junior, lançaram, na última quarta-feira (13), durante a Live de lançamento da Estande Virtual da UFSM na 48ª Feira do Livro de Santa Maria, o livro infantil Maratona da Bicharada, uma obra de divulgação científica sobre a fauna nativa, que já se encontra disponível na página da UFSM. Para acessar e baixar o e-book, clique aqui. A iniciativa faz parte de uma das ações do Programa de Extensão “Ensino em Ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”, apoiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão – FIEX.

De acordo com os autores, trata-se de um livro de divulgação cientifica, destinado tanto para alunos como também aos professores que atuam principalmente com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. “Começou a ser produzido a mais tempo, ainda como um embrião em família, em uma brincadeira, tal como é proposta no livro. Daí a relação familiar nesta autoria do livro e tendo este convite especial, com as contribuições riquíssimas da professora Vanessa Fortes, na gestação deste projeto, que ficou de fato lindo e que temos a certeza que muito vai contribuir com as escolas. É um livro todo ilustrado, tendo como ilustradores também aluno do curso de Ciências Biológicas de nossa universidade e um licenciado, também já formado, ambos com formação na área científica, dois irmãos, Geovane Medeiros e Evandro Medeiros”, afirmam.

A obra é apresentada de forma divertida, através de versos em rimas, sendo uma brincadeira entre uma mãe e sua filha na tentativa de descobrir adivinhas sobre diferentes animais mamíferos da fauna brasileira e que tem sofrido ameaças com a destruição e a diminuição das áreas naturais onde eles vivem e buscam seu alimento. Após cada adivinhos, os animais são apresentados e explicados características principais e curiosidades a respeito, de modo que também os professores possam trabalhar em sala de aula sobre esses animais, ou mesmo as crianças ao lerem o livro, possam aprender um pouco mais sobre eles. O objetivo da obra é oportunizar aos leitores de anos iniciais do Ensino Fundamental a promoção da curiosidade, revelando informações sobre a fauna brasileira e promovendo a sua valorização. “As crianças ao lerem e conhecerem sobre nossa fauna, podem também ser divulgadores do livro e com isso atingirem mais pessoas, promovendo a conscientização”, finalizam os autores.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM