Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Palmeira das Missões completa 15 anos neste sábado (16)



Durante esses 15 anos, a instituição criou uma sólida aliança com o município e região através de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a UFSM-PM conta com cerca de 1.400 estudantes entre os cursos de graduação, pós-graduação e ensino a distância.
Imagem: Alfredo Stamm

Fundada em 16 de outubro de 2006, primeiramente como Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS), a Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões, desde 2015, passou a ser denominada UFSM campus Palmeira das Missões e, neste sábado (16), completa 15 anos no município.

Desde sua criação, o objetivo da UFSM é expandir suas atividades e promover a interiorização do Ensino Superior gratuito e de qualidade, buscando impulsionar o desenvolvimento da região norte do estado do Rio Grande do Sul. As atividades letivas do campus iniciaram no segundo semestre de 2006, com os cursos de Administração (diurno e noturno), Enfermagem e Zootecnia. Em 2010, houve o primeiro ingresso de alunos dos cursos de Ciências Biológicas – licenciatura plena, Ciências Econômicas e Nutrição. Atualmente a universidade ainda conta com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (com início em 2016) e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade (com início em 2021).

Conforme recorda o diretor da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva, até a data da instalação desta unidade da UFSM em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, na metade norte do Estado do Rio Grande do Sul, não havia ensino universitário público. Fato que, segundo o docente, de certa maneira, penalizava os menos favorecidos economicamente. “Seguramente, este foi um marco histórico para a região norte do Estado do Rio Grande do Sul, uma oportunidade de sonhos para muitos jovens e suas famílias, assim como um profícuo passo para o desenvolvimento regional”, afirma.

Durante esses anos, a instituição criou uma sólida aliança com o município e região através de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, são cerca de 1.400 estudantes entre os cursos de graduação, pós-graduação e ensino a distância que fazem parte de uma comunidade universitária cada vez mais inserida no município e região através dos 60 projetos de extensão em andamento, além de serviços prestados à comunidade. 130 servidores, entre docentes e técnico-administrativos em educação e quase 40 colaboradores terceirizados também fazem parte do universo da UFSM-PM. Desde sua fundação, o campus já formou mais de 1.600 profissionais.

Luiz Anildo destaca que, desde sua instalação, os objetivos do campus estavam muito claros: promover a formação de nível superior e contribuir para o desenvolvimento regional. “Nossos ex-alunos estão inseridos em diversos segmentos, grandes empresas, universidades gerando conhecimentos e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, fato que nos instiga e desafia sempre a fazer mais e melhor. No que concerne ao desenvolvimento regional, o campus da UFSM-PM trouxe inúmeras contribuições, entre estas: mais de uma centena de servidores que contribuem para a geração de emprego e renda no município, além de fortalecerem o comércio local e regional; o trabalho em conjunto com a associação dos municípios e Conselho Regional de Desenvolvimento, entidades públicas e privadas que permitirá a integração entre a academia e os serviços”.

Dentre esses projetos, os mais recentes são a realização de testes de Covid-19 para 50 municípios da região, feitos pelo Programa UFSM-Detecta, que também realiza atividades de prevenção e conscientização relacionadas à pandemia e, ainda, a participação efetiva da instituição na implantação do Hospital Público Regional (HPR). “Este se constituirá em um marco que assegurará uma condição de saúde mais digna, complexa e efetiva às populações de mais de 100 municípios. Para a universidade, este hospital permitirá a abertura de mais cursos na área da saúde. Também, a implantação deste hospital irá requerer a reconfiguração de todos os serviços de saúde desta vasta região, que passará a ser predecessora na oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade”, destaca Luiz Anildo.

Por fim, o diretor agradece a todas as pessoas de Palmeira das Missões e região que acolheu a UFSM-PM. “Temos trabalhado para que este campus seja um local de trabalho, estudo e, também, de ser feliz. Obrigado Palmeira das Missões e região por nos acolherem, aqui, estamos e estaremos, cientes e imbuídos de nossas responsabilidades. Universidade Federal de Santa Maria – campus Palmeira das Missões, há 15 anos construindo conhecimento, agregando saberes e transformando vidas”.

Para comemorar a data, a instituição, desde o mês de setembro, tem realizado diversas atividades que irão se estender até outubro de 2022 em um Ano Comemorativo alusivo aos 15 anos. Devido ao contexto de pandemia que estamos inseridos e a necessidade ainda do distanciamento social, a maioria das atividades serão virtuais e, quando possível e respeitando todos os protocolos, serão realizadas também atividades presenciais. Dentre as atividades já realizadas, está a elaboração da Página dos 15 anos no site institucional do campus com depoimentos de egressos, estudantes, servidores e colaboradores em homenagem à UFSM-PM. Na página, o visitante ainda pode conferir a Exposição Virtual dos 15 anos, com um acervo de fotos históricas que contam a evolução da nossa universidade, e a Série UFSM-PM 15 anos com 5 episódios, desses, 3 já foram lançados. O primeiro é uma homenagem à instituição e sua comunidade acadêmica e geral, o segundo conta a história de egressos que, atualmente, são docentes ou técnico-administrativos em educação na UFSM-PM e o terceiro conta com a participação de egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM-PM e sua atual atuação no mercado de trabalho.

Para celebrar os 15 anos da UFSM no município, a Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões irá realizar, na próxima segunda-feira (18), às 19h30min, uma Sessão Solene em celebração ao aniversário da instituição. A sessão terá a presença dos diretores do campus e do Reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann. Devido à pandemia, o público poderá acompanhar, de modo virtual, através da transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara municipal

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-6194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes