UFSM-PM recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões em Sessão Solene pelos 15 anos da instituição

Entrega de Diploma de Honra de Mérito aos 15 anos da UFSM em Palmeira das Missões ao Reitor e aos diretores do campus

Na última segunda-feira (18), foi realizada a Sessão Solene em celebração aos 15 anos da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, na Câmara de Vereadores do município. A sessão contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, os diretores da UFSM-PM, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e professor Daniel Graichen e o presidente da Câmara, vereador Claudio Mineiro.

Na ocasião, os vereadores entregaram à UFSM-PM um Diploma de Honra ao Mérito em homenagem aos 15 anos da instituição no município, em reconhecimento à notável contribuição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade regional.  Durante a sessão, foi também exibido o vídeo institucional da UFSM Palmeira das Missões. O objetivo da homenagem, proposta pela vereadora Karin Uchôa, foi valorizar a universidade e destacar a sua importância para o desenvolvimento local e regional.

O vice-diretor, Daniel Graichen, reforçou essa importância em seu discurso. “A UFSM tem por missão […] transformar a vida de seus estudantes e, ao transformar esses estudantes, nós pretendemos, também, transformar a região como um todo. E é por isso que nós temos os projetos de extensão e de pesquisa e a inserção na comunidade. É o trabalho incansável de pessoas, de professores, de técnico-administrativos no dia a dia, mesmo em pandemia, que faz a diferença nessa unidade, nessa cidade e nessa região”. O diretor do campus, Luiz Anildo Anacleto da Silva, acrescentou que a comunidade também faz parte desses 15 anos de história da UFSM. “É momento de agradecer a toda a comunidade de Palmeira, porque se temos essa universidade aqui em Palmeira, é porque existiram vários motivos que assim o fizeram para que isso fosse possível”.

Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM, marcou presença na Sessão Solene e dedicou seu discurso à importância da universidade para o desenvolvimento local e regional

Com fundação em 16 de outubro de 2006, a UFSM campus Palmeira das Missões tem como objetivo expandir o acesso à educação superior no interior do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, o campus conta com seis cursos de graduação – Administração, Enfermagem, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição –, além de dois programas de pós-graduação – Mestrado em Agronegócios e Mestrado em Saúde e Ruralidade.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, destacou em seu discurso o papel fundamental da universidade na cidade de Palmeira das Missões. Segundo o reitor, a instituição vem permitindo que pessoas que nunca imaginaram um dia em estarem em um curso superior, poderem realizar este sonho. “A universidade é pública, gratuita e inclusiva, vem permitindo uma mudança de cenário e de realidade na região de Palmeira das Missões. Isto tem feito a diferença no desenvolvimento econômico e social de Palmeira e da região”.

Durante o evento, as autoridades destacaram os 15 anos de uma trajetória repleta de conquistas e contribuições positivas para a comunidade local e regional, além do incentivo à educação superior. “De maneira simples, de maneira humilde, mas extremamente corajosa e com muita honestidade e muita transparência nós estamos ali no nosso dia a dia fazendo o nosso trabalho. Então, se nós tivermos sucesso, será o sucesso de todos nós. Será o sucesso de cada um de nossos técnicos, de cada um dos nossos professores, de cada uma das pessoas que de uma forma ou outra contribuem para a universidade, e esse sucesso será, também, da população de Palmeira das Missões”, frisou Luiz Anildo.

Texto: Giovanna Gomes Fernandes – Estagiária de Relações Públicas

Edição: Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM