Curso de Enfermagem da UFSM-PM recebe 5 estrelas no Guia da Faculdade do jornal Estadão sendo classificado como excelente

A UFSM se destacou no Guia da Faculdade, do jornal Estadão, que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil. Dez cursos da Instituição receberam 5 estrelas na avaliação, sendo considerados excelentes: Administração, Agronomia, Engenharia Acústica, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, Letras (português e literaturas da língua portuguesa) – Bacharelado, Matemática – Licenciatura, Matemática – Bacharelado, Pedagogia – Licenciatura e Enfermagem (Campus Palmeira das Missões).

A coordenação do curso de Enfermagem da UFSM-PM comemorou a conquista ao receber o conceito máximo e ter o curso classificado como excelente pelo Guia da Faculdade. “Essa plataforma utiliza uma metodologia para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. No ano de 2021 conquistamos 5 estrelas, o conceito máximo que significa a excelência. Dentre os diversos cursos e universidades do Brasil avaliados pelo Guia da Faculdade, é uma grande satisfação conquistar a melhor definição”, afirmou a coordenação em suas redes sociais.

Outros 62 cursos da UFSM ganharam 4 estrelas, qualificando-se como muito bons, dentre eles, os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Nutrição e Zootecnia de Palmeira das Missões. Com 3 estrelas, 12 cursos são avaliados como bons. Os demais cursos não foram estrelados. Confira o resultado completo.

O levantamento, publicado neste domingo pelo Estadão, evidencia os avanços obtidos pela UFSM: nas edições de 2019 e 2020 do ranking, a Universidade teve 6 cursos 5 estrelas, ante os 10 de agora. Além disso, neste ano a UFSM conquistou outro importante destaque: Administração foi considerado o melhor curso de instituição pública da Região Sul.

Instituições públicas se sobressaem no levantamento

As instituições públicas concentram a maior parte dos cursos 5 estrelas do país, conforme a avaliação deste ano do Guia da Faculdade. Quase 88% das graduações que chegaram ao conceito máximo estão na rede pública.

Dos quase 16 mil cursos avaliados no Guia da Faculdade em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas

Resultado de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, o Guia da Faculdade Quero – Estadão utiliza a metodologia de avaliação por pares. Nesse processo, avalia instituições de ensino superior (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) cadastradas no Ministério da Educação e que já possuem ao menos uma turma com alunos formados.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.

Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade.

Edição: Assessoria de Comunicação UFSM-PM