Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Palestra Virtual Saberes e Sabores em tempo de mudanças e conexões acontece nesta terça-feira (09) na UFSM-PM

Nesta terça-feira (09), às 19h, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, promove a palestra Saberes e Sabores em tempo de mudanças e conexões, ministrada pelo professor Alain Kalema. O evento faz parte das comemorações dos 15 anos da instituição e tem como objetivo abranger toda a comunidade acadêmica da UFSM e também a comunidade externa, principalmente professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Palmeira das Missões e região.

Kalema possui Mestrado em Espiritualidade-Teologia (saúde espiritual) pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma-Itália 2009); Diploma sobre Psicologia Comportamental de Rulla e formação dos formadores pela mesma Universidade (Roma-Itália 2009); Graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (Brasil 2006); Graduação em Filosofia Geral – Philosophat Saint Augustin ( RDC 2002); Pós-Graduação em Filosofia Lato Sensu pela Universidade Gama Filho (Brasil 2013); tem experiência em ciências humanas: Psicologia comportamental de Rulla; Filosofia Geral; Sociologia Antropologia – Psicologia organizacional; Interculturalidade; Motivações e Relações interpessoais de qualidade; ex-religioso e Padre do Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, é professor da UCEFF (Unidade Central de Educação Faem Faculdade) de Itapiranga/Chapecó, SC e atua como palestrante psico-espiritual, relacional e aprendizagem motivacional.

Dentre os aspectos a serem abordados durante a palestra estão: neurociências e aprendizagens híbridas; desafios e possibilidades na busca do engajamento dos estudantes e dos professores; motivação, atenção e cuidado; prazer, relação inter e intrapessoal, solidariedade, gestão das emoções e ansiedade; ensino-aprendizagem além da sala de aula convencional: autonomia, equilíbrio e inteligência diante das aulas remotas e distanciamento social; diminuição das barreiras físicas, psicológicas e do tempo e resiliência nas mudanças vitais e acadêmicas.

Segundo Alain, a palestra tem como finalidade entender como cada tempo tem seus desafios, cada tragédia seus efeitos, e cada guerra suas perdas e suas conquistas. “Na educação não é diferente com a pandemia de Covid-19. A Universidade sai modificada. É a primeira imersão global da sociedade na educação on-line. Professores e estudantes são diferentes a cada tempo nos métodos, nas didáticas, conceitos e nos papéis que exercem ao longo do tempo. O bom da era da informação e da tecnologia é que mudou completamente o cenário da educação e aquilo que a gente não pode mudar, tem que aceitar, se adequando”, afirma Kalema.

A palestra é gratuita, aberta a todos os interessados e será transmitida no canal do Youtube UFSM campus Palmeira das Missões.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM