UFSM Palmeira das Missões promoveu palestra “Saberes e Sabores em tempo de mudanças e conexões” sobre gestão emocional, espiritualidade e educação

Durante a palestra, Alain Kalema defendeu que a educação pode trabalhar emoções, acolher o que desagrada e deixar sobressair apenas o sentimento de alegria que, segundo ele, é o fator determinante para o aprendizado e para a vida.

Na última terça-feira (09), a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, promoveu a palestra Saberes e Sabores em tempo de mudanças e conexões, ministrada pelo professor Alain Kalema. O evento fez parte das comemorações dos 15 anos da instituição e teve como objetivo abranger toda a comunidade acadêmica da UFSM e também a comunidade externa, principalmente professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Palmeira das Missões e região.

Alain Kalema, atualmente, é professor da UCEFF (Unidade Central de Educação Faem Faculdade) de Itapiranga/Chapecó, SC e atua como palestrante psico-espiritual, relacional e aprendizagem motivacional. O palestrante discursou com objetivo de criar um espaço para reflexão quanto à gestão emocional, espiritualidade e educação nos tempos modernos. Durante a palestra, abordou a rapidez dos tempos atuais, o cotidiano de ritmo intenso, e a alta nos sentimentos de ansiedade e tristeza na população, citando que o “bem-estar” é uma busca interna e que simples reflexões podem colaborar no crescimento humano. “Tudo o que sai de você pode mudar o mundo se você tem a intenção e a consciência”, afirmou Kalema.

O palestrante destacou também a importância de adaptação do ser humano frente aos novos desafios, como a pandemia, constatando que o aprendizado tem de ser contínuo. Concluindo a reflexão, Alain exaltou a importância da educação como um todo pois, para ele, “a educação pode trabalhar emoções, acolher o que desagrada e deixar sobressair apenas o sentimento de alegria”. Por isso, reverenciou o papel dos educadores, principalmente na contemporaneidade.  Segundo Kalema, são os professores que oferecem a resiliência, inteligência e adaptabilidade durante as dificuldades.

Daniel Graichen, vice-diretor da UFSM-PM, destacou a importância em abordar este tipo de tema no ambiente acadêmico. “Quando propomos a discutir e pensar em Universidade como um local de formação das pessoas, pensamos na formação de maneira global, incluindo aspectos profissionais, psicológicos e de socialização”. Graichen ainda ressaltou a preocupação da atual gestão em relação aos aspectos emocionais dos servidores, especialmente no contexto atual de muitas incertezas.

O diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva agradeceu ao palestrante e a todos que acompanharam ao evento, e que estão acompanhando a programação dos 15 anos da UFSM-PM. “Quero dizer da satisfação de estarmos, neste momento, completando 15 anos da implantação do nosso campus. Muito temos feito e teremos que fazer muito mais nos próximos anos, para dar conta de toda a demanda que existe internamente no campus e, externamente, na região. Meus agradecimentos a todos os meus colegas que fazem parte da UFSM-PM, e que têm se mostrado totalmente à disposição para colaborar”.

A palestra foi transmitida ao vivo, e está disponível para acesso no canal do Youtube UFSM campus Palmeira das Missões.

Augusto Scavazza – Estagiário de Relações Públicas

Edição: Isabel Malheiros – Relações Públicas