Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

PPG em Agronegócios da UFSM-PM promove encontro virtual com a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique

Na última quinta-feira (09), o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM campus Palmeira das Missões promoveu um encontro virtual com a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique (UEM), visando estreitar as relações com a instituição. Participaram do encontro o docente Sosdito Estevão Mananze, representando a UEM, e a coordenação do PPGAGR, docentes Tiago Zardin Patias e Rosani Spanevello,

Também participaram do encontro o discente Constantino Milagre Machava, que é vinculado a UEM e está realizando o curso de mestrado por meio do Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos – ProAfri, e os integrantes da Secretaria de Apoio Internacional (SAI): Prof. Paulo Bayard e Prof. Júlio Rodriguez, e a técnica administrativa, Ariane Rossi.

O docente e coordenador do PPGAGR, Tiago Zardin, afirma que a internacionalização dos programas de Pós-Graduação é uma exigência, e que se aproveita a oportunidade de ter um discente estrangeiro (Constantino) para abrir um diálogo com a Universidade de origem e estabelecer um acordo bilateral, em que serão realizadas trocas de conhecimentos através de intercâmbios. O docente e representante da UEM, Sosdito Mananze, destaca que “a UEM é a Universidade mais antiga de Moçambique e hoje conta com mais de 39 mil estudantes matriculados nos níveis de licenciatura, mestrado e doutorado, tendo muito interesse em estabelecer relações acadêmicas com a UFSM”. Além disso, parabenizou Constantino por articular a parceria entre as Universidades tendo em vista o tempo que está no Brasil.

O Professor Paulo Bayard apresentou alguns números da UFSM e parabenizou o PPG em Agronegócios pela iniciativa. Destacou que a Internacionalização é um dos desafios institucionais propostos, citando a SAI – Secretaria de Apoio Internacional, colocando-se totalmente à disposição para que o acordo bilateral se concretize.

Edição: Augusto Scavazza – bolsista de Assessoria de Comunicação