Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

11° edição da Feira de Empreendedorismo da UFSM-PM divulga ganhadores

A Feira visa incentivar práticas e vivências de empreendedorismo aos estudantes dos cursos de Administração Diurno e Noturno, reforçando a sua importância para construção do desenvolvimento social, econômico e cultural.

No último dia 19 de Julho, alunos da disciplina de Empreendedorismo dos cursos de Administração da UFSM-PM realizaram a 11° edição da Feira de Empreendedorismo da UFSM, campus Palmeira das Missões. O evento, coordenado pela docente Paloma de Mattos Fagundes, acontece desde 2013 e tornou-se uma marca da disciplina e do curso de Administração do campus.

Apesar das mudanças recentes provocadas pela pandemia de Covid-19, a feira se manteve no formato on-line. Como explica a professora Paloma, em 2021 foi realizada a 1ª edição adaptada ao ambiente remoto, refletindo a realidade de muitos empreendimentos no período de pandemia que se mantiveram através das redes sociais e das vendas pela internet e, neste ano, foi possível a volta ao modo presencial. “A Feira de Empreendedorismo visa incentivar práticas e vivências de empreendedorismo aos estudantes, reforçando a sua importância para construção do desenvolvimento social, econômico e até mesmo cultural”, destaca a docente.

Todo o ano, os alunos matriculados na disciplina de Empreendedorismo formam grupos e criam modelos inovadores de negócio. “No decorrer do semestre, os alunos aprendem sobre empreendedorismo, criatividade, inovação e outros aspectos de gestão. Ao final, propomos a criação de uma empresa, bem como a entrega de um plano de negócios. Quando acontece a feira, os grupos organizam seus estandes e defendem os seus projetos ao que chamamos de ‘investidores’, público que circula pelo campus e vota na melhor proposta”, explica a professora.

Nesta 11° edição, o negócio ganhador do turno diurno foi a Kombi Koffe, um projeto que trouxe a criação de um café móvel, cultural e inovador para Palmeira das Missões. Já no turno noturno, o destaque foi para a empresa TS Resina, fabricante de produtos artesanais com resina epóxi. A empresa diferenciou-se por promover um modelo de negócio também com cunho social, em que parte dos lucros era destinada a animais em situação de rua. Neste ano, a feira contou com a colaboração da mestranda Mariana Juliani da Silva Portal e da Visão Jr., empresa júnior parceira, que está desde a 1ª edição acompanhando e supervisionando a competição.

Confira, abaixo, a relação dos grupos participantes da 11° Feira de Empreendedorismo da UFSM Palmeira das Missões e suas colocações na disputa:

Administração Diurno:

1° lugar

Negócio: Kombi Koffe

Grupo: Graziela Schmtz, Gabriela Santos Kiefer, Milena Portela Gomes e Pâmela Priscila Correia

2° lugar

Negócio: Hagrid’s Bar

Grupo: Giulia Rios Gualberto, Antonio Lanfredi Leire e Alanda Tereza Santos Ribeiro.

3° lugar

Negócio: CaFlash

Grupo: Andrigo Rafael Ricardi, Dhionatan Silva de Moura, Gustavo Luciano Rahmeier e Letícia Schettert Fortes de Quadros.

4° lugar

Negócio: Crow Coffee

Grupo: Aline Fernanda Borges Gomes, Marcela Schoenardie De Boni, Matheus Schultz Mota e Thiago Simon.

Administração Noturno:

1° lugar

Negócio: TS Resinas

Grupo: Bruno Laurindo Nunes da Rocha Três, Évelin Luana Tasso da Silva, Mônica Raquel Van Der Ham e Paula Bier.

2° lugar

Negócio: Xpetin na Brasa

Grupo: Claudinei Franciskievicz, Gabriele dos Santos Corrêa, Jussara  Carolina da Veiga e Kelin Schafer Teodoro.

3° lugar

Negócio: Revitalize

Grupo: Elizama Brizola, Camila Oliveira da Rosa, Pedro Henrique da Silveira da Silva e Wesley.