Período para estudantes avaliarem o 1º semestre letivo de 2022 está aberto até 21 de setembro

A fim de compreender a visão de discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem, o período de avaliação das disciplinas do 1º semestre letivo de 2022, via Portal do Aluno, está aberto até o dia 21 de setembro. Neste momento, apenas alunos poderão participar do procedimento de análise das aulas.

No formulário, os critérios a serem considerados pelos estudantes no momento da análise são a atuação do professor no desenvolvimento da disciplina; as metodologias de ensino utilizadas para o entendimento das aulas; e as contribuições do conteúdo, considerando o contexto de cada curso, para a graduação.

Além das questões objetivas, que visam avaliar a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas, espaços abertos para o envio de sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao instrumento de avaliação também serão concedidos.

Ao digitar as respostas, os estudantes devem evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente da UFSM. Para denúncias, o estudante pode entrar em contato com a Ouvidoria da UFSM.

Fernando Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento destaca que a participação na avaliação de ensino-aprendizagem é de extrema relevância para a UFSM, uma vez que, somente assim é possível que a instituição conheça e compreenda os problemas pertinentes aos seus campi, centros de ensino e cursos, e consiga propor melhorias. No fim do ano, uma avaliação geral será disponibilizada para professores também participarem.

Os processos avaliativos são realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalização pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou na página da Avaliação Institucional.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista