Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM-PM forma 68 novos profissionais na 3ª Formatura Institucional Integrada realizada no último sábado (20)

A solenidade, realizada no Centro Cultural de Palmeira das Missões, foi dividida em dois momentos e contou com a presença do reitor da UFSM, Luciano Schuch

No último sábado (20), a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, realizou a 3ª Formatura Institucional Integrada. A solenidade, que contou com a presença do reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, aconteceu no Centro Cultural de Palmeira das Missões em dois momentos. Primeiramente, às 17h, colaram Grau em Enfermagem, 38 formandos da UFSM-PM. Em seguida, às 19h30min, foi a vez dos formandos do curso de Administração, Ciências Econômicas, Nutrição e Zootecnia, totalizando mais 30 futuros profissionais formados pela Instituição.

Thauana Ferreira Alves, formanda do curso de Enfermagem, foi uma dos 68 estudantes que receberam, na ocasião, o título de profissional na sua área de formação. “A formatura institucional estava linda, como é bom ver que a UFSM se preocupa com os mínimos detalhes para cuidar de seus alunos,” declarou. Thauana é natural do município de Luziânia, Goiás, e veio para Palmeira das Missões para estudar e realizar o sonho de ser enfermeira. “Enquanto estudante, recebi todo o apoio da Universidade para continuar meus estudos (fui moradora da Casa do Estudante), e não foi diferente agora. A Colação de Grau foi muito aguardada por todos da turma, desde o 1º semestre. A frase que todo formando deseja ouvir ‘podeis exercer a profissão’ é dita neste dia. A pandemia adiou esse sonho por alguns meses e, agora, conseguimos concluir a graduação com uma linda cerimônia com a presença dos nossos professores, familiares e amigos que fizeram parte desta conquista”, pontuou a, agora, enfermeira.

Thauana ainda lembrou todo o esforço e dedicação da comunidade acadêmica durante a pandemia de Covid-19. “Mesmo durante a pandemia nossos professores se mobilizaram para que pudéssemos receber um ensino com qualidade, assim como, a instituição nos permitiu retornar com toda segurança que o momento exigia para as atividades práticas. O dia 20 de agosto foi o encerramento de um ciclo importantíssimo para cada um dos 38 formandos do curso de Enfermagem. Cada egresso leva consigo uma bagagem cheia de ensino público de qualidade, memórias que jamais podem ser esquecidas, além de levar o legado da UFSM-PM por onde passarem”.

Docentes, técnico-administrativos em educação, além de amigos e familiares dos formandos e formandas acompanharam a Colação de Grau dos cursos de Enfermagem (primeiro momento), Administração, Ciências Econômicas, Nutrição e Zootecnia (2º momento).

Laís Amaral, formanda do curso de Administração, é de Palmeira das Missões e destaca o sentimento de gratidão pela oportunidade de poder se formar em uma universidade federal. “Sábado foi dia de encerrar um ciclo que fez parte da minha vida por um tempo. Foram alguns anos de muita amizade, aprendizado, vivências, nervosismo e choros em vários sentidos. Às vezes bate uma saudade, mas o sentimento, hoje é de gratidão por tudo que eu vivi e aprendi, e por ter a oportunidade de estudar em uma universidade pública e de altíssima qualidade. Valeu UFSM-PM, obrigada por tudo”, finaliza a administradora.

As Formaturas Institucionais Integradas são realizadas pela Universidade Federal de Santa Maria desde 2019 sem nenhum custo para os formandos. Durante o período de pandemia as solenidades presenciais precisaram ser suspensas, sendo retomadas a partir de agora. De acordo com o reitor, professor Luciano Schuch, as formaturas institucionais são um grande passo que a UFSM dá para a inclusão dos estudantes. “Além de realizar o curso de forma totalmente gratuita, todos e todas, independente da condição financeira, têm a possibilidade de celebrar esta importante conquista, que é a formatura, através de uma celebração conjunta. Além de recebermos o estudante e estarmos sempre preocupados com a permanência deste aluno, nós também propiciamos esse importante momento que celebra a saída dele da UFSM e o ingresso no mercado de trabalho. Em relação à formatura integrada, entendemos que é um excelente momento para a integração dos cursos, como presenciamos em Palmeira das Missões”, afirma Schuch.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM