Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM Detecta divulga relatório de encerramento do projeto Detecta-Campus

O Programa UFSM Detecta divulgou, nesta quarta-feira (31), o RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DO DETECTA-CAMPUS. O projetou iniciou em outubro de 2021 com o objetivo de realizar testes de Covid-19 por RTqPCR na comunidade acadêmica da UFSM de Palmeira das Missões.

De acordo com o documento, atualmente, 1293 alunos, 91 docentes, 36 TAEs e 28 terceirizados estão ativos no campus de Palmeira das Missões, totalizando uma comunidade composta por 1448 pessoas. Durante a vigência do projeto, um total de 700 pessoas foram testadas, desse total, 127 testes foram positivos. Dentre os indivíduos que testaram positivo, 45,6% estavam assintomáticos.

Ainda conforme o relatório, dentre os cursos da UFSM-PM, o curso de Nutrição foi o que apresentou o maior número de testados (alunos e professores), com quase metade dos discentes e docentes que responderam ao questionário, seguido por Enfermagem e Biologia. De acordo com os pesquisadores, esta representação pode ser explicada pelo fato de que os cursos de saúde continuaram em atividades práticas presenciais de forma escalonada durante períodos críticos de surtos de contaminação na comunidade (2020, 2021 e início de 2022), enquanto os outros cursos, devido às suas características, permaneceram em atividades remotas até a liberação de atividades presenciais na UFSM em abril deste ano. As mulheres foram ampla maioria dentre os testados com 75% dos testes contra 25% dos homens. Segundo o documento, isso pode se justificar pela maioria de estudantes do sexo feminino nos cursos de saúde da UFSM-PM, que foram os grupos que mais fizeram testes, maioria feminina que também se confirma entre os TAEs e os professores.

Para conferir os dados na íntegra, clique aqui

Dúvidas e informações, entre em contato através do e-mail detecta@ufsm.br .

Assessoria de Comunicação UFSM-PM