Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Agronegócios da UFSM-PM participa da X Feimate, em Novo Barreiro



A participação no evento faz parte de uma série de atividades do Programa de Extensão “Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional Sustentável”

O Programa de Pós-graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM-PM, por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Estratégia Organizacional (GEPEO), dando continuidade ao Programa de Extensão “Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional Sustentável” participou, na última sexta-feira (09) da X Feimate, em Novo Barreiro, RS. O objetivo do evento, realizado de 7 a 11 de setembro, foi de demonstrar as potencialidades do município, que é essencialmente agrícola, baseando-se na suinocultura, gado leiteiro, cultivo da soja, milho e hortifrúti, além da farta produtividade de erva-mate, sendo conhecido como a “terra da erva-mate”. 

A participação do grupo no evento se dá em continuidade à reunião realizada em agosto com integrantes da Prefeitura Municipal de Novo Barreiro que estiveram na UFSM para tratar da execução do projeto contemplado no Edital de apoio aos Coredes. Tiago Patias, coordenador do PPGAGR, explica que o foco principal, neste primeiro momento, é o apoio ao turismo rural. De acordo com o docente, Novo Barreiro possui o roteiro turístico “Caminhos da Erva-Mate” que, nesta edição da FEIMATE, foi reeditado, momento que se pôde participar e ver de perto os desafios para que o roteiro se torne um atrativo e contribua com o desenvolvimento regional. “O roteiro turístico promove ao público a possibilidade de conhecer a história do município e sua forte relação com o processo de produção da erva-mate, desde a sua concepção até o consumidor final”, salienta.

Durante a programação do roteiro, os participantes acompanharam o processo produtivo da erva-mate, desde a visita ao único viveiro certificado da região, o qual por meio de melhoramento genético das plantas, conta com mudas de qualidade e que são vendidas para todo o Sul do Brasil. Posteriormente, o grupo visitou propriedades onde verificaram o entendimento de como é a plantação e os cuidados com a árvore que fornece a matéria-prima para a erva-mate. Na sequência, conheceram uma propriedade que realiza toda a etapa final da produção a qual consiste na secagem da folha, moagem e embalagem. Durante o roteiro também foi possível provar comidas coloniais como pastéis, bolos e outras iguarias elaboradas com erva-mate, mostrando a versatilidade do produto, para além do tradicional chimarrão.

Roteiro turístico na região

Patias ainda destaca que a participação do PPGAGR no roteiro turístico ajuda para que se tenha um melhor entendimento de como funciona, na região de Palmeira das Missões, as cadeias produtivas dos agronegócios e que, assim, se possa contribuir de maneira mais assertiva para o desenvolvimento rural.

Para os bolsistas do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, os trabalhos desenvolvidos até o momento, como forma de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural da região, proporcionaram para a população um olhar diferente para a cultura da erva-mate, bem como conhecimento sobre a realidade rural do município e o trabalho dos agricultores dessa cadeia pertencente aos agronegócios.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-6873

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes