Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM-PM realiza parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) da região para 2022-2030

Na última quarta-feira (09), o campus da Universidade Federal de Santa Maria de Palmeira das Missões e o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Rio da Várzea se reuniram para celebrar a parceria das entidades na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) da região para 2022-2030. O PED é o planejamento estratégico da região, a qual contempla 20 municípios, incluindo Palmeira das Missões, e, portanto, é um direcionador das demandas e necessidades da região para os próximos anos.

Estavam presentes na reunião, a direção do campus, membros da diretoria do Corede Rio da Várzea e equipe da UFSM-PM que realizará o PED, que é composta por professores, egressos e estudantes dos cursos de Administração. O vice-diretor do campus, professor Daniel Graichen, afirma que essas parcerias são muito importantes pois “servem para aproximar a universidade das questões práticas do entorno dela, vendo, na prática, as demandas e anseios da região”.

O primeiro presidente do Corede Rio da Várzea e, atualmente, membro do conselho consultivo, Paulo Fernandes, destacou no encontro que “as histórias do Corede Rio da Várzea e da UFSM em Palmeira das Missões surgem juntas, e a UFSM mudou para melhor a realidade regional”. Já o atual presidente do Corede Rio da Várzea, Vergilio Casani, afirmou que “não existia entidade na região mais competente para realizar a atualização do planejamento estratégico da região do que a universidade”. O presidente Vergilio ainda destacou as ações em conjunto nos últimos anos que o Corede Rio da Várzea e a UFSM Palmeira das Missões vem desenvolvendo, como os projetos do Centro de Inovação e do Escritório Local de Inovação.

Por fim, o professor Nelson Pinto, do Departamento de Administração e coordenador das atividades do PED, afirmou que é uma grande e satisfatória responsabilidade rediscutir o planejamento da região. “A pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças para as nossas vidas e é papel do PED discutir, junto aos 20 municípios, quais foram essas mudanças e o que projetamos para o futuro da nossa região”. O professor ainda destacou que estão juntos na equipe de atualização desse planejamento estratégico os professores do Departamento de Administração, Greici Sarturi, Luis Carlos Zucatto, Paloma Fagundes e Tiago Patias, além de dois bolsistas de pós-graduação e dois estagiários que foram contratados com recursos disponibilizados pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e que tiveram captação via fundação de apoio. “As atividades do PED irão ocorrer até o 1º semestre do ano que vem e será finalizado com a elaboração de um produto que contará com o planejamento estratégico da região até 2030″, afirmou o docente.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM