Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM-PM teve mais de 200 trabalhos aprovados na 37ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI)

Estudantes da UFSM campus Palmeira das Missões participaram do evento e mostraram os projetos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos no município e região.

A 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), da Universidade Federal de Santa Maria, aconteceu de 07 a 11 de novembro e reuniu estudantes de todos os campi da UFSM, escolas da região, e da comunidade externa. O evento contou com mostras de pesquisas, ensino, extensão, fóruns de debate e maratonas tecnológicas e teve o objetivo de envolver todos os públicos com uma programação diversificada e mostrar ao público interno e externo o que a Universidade produz.

Ao todo, foram mais de quatro mil trabalhos apresentados. Desse total, 219 trabalhos foram da UFSM campus Palmeira das Missões. Um deles é da acadêmica Pâmela Priscila Correia, do 4º semestre do curso de Administração. A estudante apresentou as pesquisas que estão sendo realizadas no projeto de extensão “Escritório Local de Inovação: Rio da Várzea: uma proposta de empreendedorismo, produção tecnológica e inovação”. A acadêmica conta, com orgulho, sobre a sua participação na 37ª JAI. “Temos como objetivo do projeto proporcionar à região o desenvolvimento das principais demandas locais, além da idealização de um espaço físico que sirva de suporte para essas ações. Poder divulgar essa iniciativa, que é desenvolvida em nosso campus juntamente com o apoio da cidade, do COREDE-RV e de inúmeras outras instituições que são nossos parceiros, é fundamental para que se promova a estruturação e um maior alcance na região. Expandir o trabalho que realizamos ao mercado é um desafio constante, mas é por meio dessas iniciativas que, cada vez mais, estamos próximos de alcançar nossas metas. Fazer parte do início dessa grande história que está sendo construída por toda a equipe do ELI-RV é uma experiência única. Sou muito grata pela oportunidade de fazer parte deste projeto e por todos que nos apoiam. Construiremos algo ainda mais incrível daqui para frente sempre pensando no crescimento da região”, pontua a estudante.

Pâmela é orientanda do professor Nelson Guilherme Machado Pinto, coordenador do projeto e que também representou a UFSM-PM na Comissão de Organização da 37ª JAI. O docente comenta a importância dos estudantes do campus participarem de eventos como este na universidade sede. “A participação do campus de Palmeira das Missões em eventos como este demonstra e compartilha o conhecimento que é gerado dentro da instituição. A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) é um evento clássico da UFSM, especificamente, onde paramos por uma semana para discutir nossos projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento regional. A participação do campus de Palmeira das Missões reforça o seu papel perante a sociedade e é uma oportunidade de nos integrarmos com o campus sede e mostrar o que produzimos por aqui também”, ressaltou.

O professor ainda destacou que, neste ano, a JAI foi uma edição especial pós-pandemia, com a retomada das atividades presenciais. “Neste ano de 2022, tivemos o retorno das atividades presenciais da JAI após os anos anteriores de pandemia e é recompensador ver, em muitos casos, nossos alunos tendo a experiência de, pela primeira vez, estar participando de um evento científico presencial. Enquanto campus sempre esperamos que a JAI seja uma das formas de complementação da formação dos nossos estudantes e que a participação no evento abra horizontes para as diversas oportunidades acadêmicas e profissionais que permearão o futuro dos nossos acadêmicos”.

Professores da UFSM-PM também participaram da Jornada Acadêmica Integrada em comissões e também como avaliadores. A docente Andressa da Silveira participou como avaliadora no evento.

Andressa da Silveira também é docente da UFSM-PM, orientou 14 alunos que apresentaram trabalhos durante o evento e também foi avaliadora da JAI. A pesquisadora salientou sobre a expectativa dos estudantes que participam desta jornada. “Existe uma expectativa muito grande dos estudantes ao submeter os resultados das atividades realizadas, aguardar pela aprovação até o preparo da apresentação. Todos esses momentos fazem parte da trajetória acadêmica que vai sendo constituída no espaço universitário”, explica Andressa.

A professora também destacou sobre a importância de divulgar, em atividades como esta, os projetos desenvolvidos nas comunidades em que a UFSM está inserida. “A Jornada Acadêmica Integrada tem um importante papel na divulgação dos projetos junto à comunidade, bem como impacto positivo nos estudantes que podem socializar as ações desenvolvidas na extensão, pesquisa e ensino. Participo da JAI desde 2009 e percebo que os espaços para diálogo e troca de saberes são fundamentais para a construção do conhecimento”, finaliza.

Quer saber mais sobre a 37ª Jornada Acadêmica Integrada? Então, clique aqui e acesse o site do evento.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM