NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico

O que é o NAP?

É um órgão setorial da UFSM Palmeira das Missões, que tem por objetivo oferecer apoio e assistência estudantil, contribuindo para o desenvolvimento, a adaptação e a permanência do estudante na Universidade.

O que você encontra no NAP?

– Programa do Benefício Socioeconômico (BSE):

• Regulamentado pela Resolução Nº 005/08, disponível em: Resolução Nº 005/08.
  • É direito do estudante regularmente matriculado em cursos presenciais daUFSM e que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • A cada semestre, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) lança o edital com as informações e os critérios que o estudante precisa atender para realizar a solicitação;
  • Enquanto o estudante (calouro) estiver solicitando o BSE, ele tem direito ao BSE provisório (somente para a Bolsa Alimentação);
  • A concessão do BSE ocorre a partir da análise socioeconômica deferida;
  • Após a aprovação do BSE, o estudante terá direito à Bolsa Alimentação e a solicitar os demais auxílios: Bolsa Transporte, Moradia Estudantil e Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico:
  • Bolsa Alimentação: gratuidade nas refeições (café, almoço e jantar) junto ao Restaurante Universitário;
  • Bolsa Transporte: encaminhada a cada semestre, conforme edital específico;
  • Moradia Estudantil: conforme Resolução Nº 025/14 disponível em: Resolução Nº 025/14 e Resolução Nº 025/13 disponível em: Resolução Nº 025/13.
  • Auxílio à Aquisição de Material Pedagógico: conforme Resolução Nº 035/13 disponível em: Resolução Nº 035/13.
  • – Bolsa de Assistência ao Estudante: conforme Resolução nº 026/95 disponível em: Resolução nº 026/95.

– Bolsa Formação Estudantil: conforme Resolução Nº 017/99 disponível em: Resolução Nº 017/99.

– Escuta e Acolhimento ao Estudante:  envolvendo os seguintes profissionais – Assistente Social, Nutricionista, Técnica em Assuntos Educacionais e Psicóloga. O atendimento é realizado no setor por meio de agendamento, encaminhamento ou demanda espontânea.

– Outras atividades desenvolvidas pelo NAP:

• Orientação e apoio institucional em relação às dificuldades acadêmicas e promoção de espaços de apoio pedagógico;
    • Promoção de atividades e projetos relacionados à permanência (adaptação à universidade, evasão, entre outros);
    • Promoção de espaços de educação em saúde.

Para esclarecer dúvidas e obter maiores informações, entre em contato com o Núcleo de Apoio Pedagógico:

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – Campus de Palmeira das Missões

Localização: Sala 207 – Prédio Principal