Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Setor de Planejamento Ambiental da UFSM e CSA divulgam informações sobre o Plano de Logística Sustentável da UFSM

O Setor de Planejamento Ambiental da UFSM, vinculado à Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) e a Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do Colégio Politécnico da UFSM divulgam informações sobre o Plano de Logística Sustentável da UFSM. O Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFSM é um projeto que visa inserir novas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços abrangendo material de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal.
O PLS foi criado a partir do artigo 16 do Decreto 7746, de 5 de junho de 2012, que estabelece critérios, práticas e diretrizes gerais para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável dentro dos órgãos públicos federais.

Na UFSM, o PLS está sendo desenvolvido em uma parceria entre a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e a Comissão de Planejamento Ambiental (COMPLANA). O foco inicial do PLS será a campanha “UMA: Universidade Meio Ambiente – UFSM sustentável”, um projeto de ações em curto prazo voltado à necessidade de sensibilização e redução de consumo de energia elétrica e água nos campi da UFSM. A Campanha UMA – Universidade Sustentável representa o esforço da UFSM na preservação do meio ambiente.

A responsabilidade ambiental é uma tarefa coletiva, e a UFSM está comprometida em desenvolver ações que diminuam o impacto ambiental das atividades nos campi. Mas a responsabilidade ambiental também é uma tarefa individual – depende de cada servidor, aluno e visitante, e das formas como cotidianamente decidimos realizar tarefas simples. O UMA pretende ser um alerta sobre a importância de valorizar água e energia, evitando o consumo excessivo. O UMA pretende ser um espaço pra divulgar ações cotidianas da comunidade UFSM no que se relaciona ao cuidado com o meio ambiente. Projetos de pesquisa, grupos de trabalho e ações de extensão, além de atitudes individuais dos usuários dos espaços públicos da Universidade.

Seja Meio Ambiente. Seja UMA. Nos ajude a fazer a UFSM Sustentável.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Setor de Planejamento Ambiental da UFSM, localizado no Prédio da Reitoria, Pró-Reitoria de Infraestrutura, 8º andar, sala 801. Também pode ser feito contato pelo site do Setor, www.ufsm.br/uma, pelo telefone (55) 3220-8498 ou pelo e-mail uma@ufsm.br