Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Seleção de Bolsista para atuar no Projeto Nº 050143 – O Uso de Recursos da Tecnologia da Informação para coleta, disponibilização e análise de dados de pequenas propriedades rurais envolvidas com Fruticultura e Horticultura na Região Central do Rio Grande

Vagas para bolsistas: 2 (duas) bolsas com vigência de 01 de março de 2019 até 30 de Novembro de 2019. O valor mensal da bolsa é de R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais), com dedicação semanal de 20 horas.

Atenção o bolsista não pode possuir vínculo empregatício ou outra bolsa de qualquer natureza, exceto o Benefício Sócio Econômico (BSE).

Demais requisitos, direitos e deveres dos bolsistas devem ser consultados no EDITAL CONJUNTO DE CIRCULAÇÃO INTERNA 2018/2019 do Colégio Politécnico.

A seguir, são detalhadas as atividades dos bolsistas.

Descrição das atividades do bolsista 1:

Atividade 1: Análise dos resultados dos projetos relacionados. O bolsista deverá travar conhecimento com os dados coletados mediante aplicação dos questionários aos proprietários e com o sistema que foi utilizado, para a partir disto, desenvolver o novo sistema.
Atividade 2: Análise e projeto do novo sistema de coleta de dados – via questionários. Esta atividade passa inclusive pela revisão do questionário anterior, que poderá ser modificado a partir de discussões com os pesquisadores envolvidos com projeto relacionados a este.
Atividade 3: Desenvolvimento e implantação do novo sistema de coleta de dados – via questionários. O novo sistema a ser desenvolvido deverá permitir a digitação dos dados usando dispositivos móveis e seu posterior armazenamento em um banco de dados. Uma das possibilidades é utilizar o Open Data Kit Collect, uma App de código aberto para Android, que tem por objetivo substituir os formulários de pesquisa em papel e é projetado para trabalhar sem conexão (os dados coletados podem ser transferidos posteriormente).
Atividade 4: Elaboração e submissão de artigo para JAI 2019. Considerando os resultados que forem obtidos até o momento.
Atividade 5: Orientação e treinamento dos usuários para uso do software. O software será utilizado pelos responsáveis pela coleta de dados com orientação do bolsista.
Atividade 6: Elaboração do relatório final.

Descrição das atividades do bolsista 2:

Atividade 1: Análise dos resultados dos projetos relacionados. O bolsista deverá travar conhecimento com os dados coletados mediante aplicação dos questionários aos proprietários e com o sistema que foi utilizado, para a partir disto, compreender os dados e as necessidades dos usuários.
Atividade 2: Estudo da ferramenta de Inteligência de Negócios – OLAP. Esta atividade envolve o estudo de ferramentas OLAP – Online Analytical Processing que facilitam acesso, visualização e análise de dados. Dentre as ferramentas estará a Power BI.
Atividade 3: Elaboração e disponibilização de relatórios e gráficos usando ferramentas/framework OLAP para análise dos dados obtidos por questionários. Escolhida a ferramenta, serão extraídos dos dados da base de dados e desenvolvidos os relatórios básicos (dashboard).
Atividade 4: Elaboração e submissão de artigo para JAI 2019. Considerando os resultados obtidos até o momento.
Atividade 5: Orientação e treinamento dos usuários para uso do software. O bolsista irá orientar os usuários/pesquisadores no uso do software.
Atividade 6: Elaboração do relatório final.

Considerando as atividades, são portanto requeridos conhecimentos sobre programação, banco de dados, HTML, JavaScript, PHP e JAVA sendo desejável, mas não obrigatório, experiência com programação para dispositivos móveis e ferramentas OLAP.

Inscrição

A inscrição deverá ser feita mediante envio do histórico escolar do curso atual na UFSM e currículo do candidato no formato Lattes, ambos em formato PDF, para dlichtnow@politecnico.ufsm.br impreterivelmente até o dia 18 de fevereiro de 2019.

Seleção

O(A) candidato(a) deverá comparecer impreterivelmente no dia 20 de fevereiro de 2019 às 8h45min na sala da coordenação do curso de Sistemas para Internet (Sala 309A do Bloco F do Colégio Politécnico da UFSM) para sorteio da ordem de realização das entrevistas. A seleção/entrevistas serão realizadas no dia 20 de fevereiro de 2019 (entre às 9h e 18h00min).
A seleção será feita com base na análise do currículo/histórico acadêmico e entrevista.