Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Curso de Técnico em Alimentos do Politécnico é parceiro em atividade alusiva à Páscoa promovida pelo Rotaract Club

Em clima de Páscoa, o curso de Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico recebeu na última quarta-feira (17) o projeto “Tem criança na cozinha – Colombinas de Páscoa”, promovido pelo clube Rotaract Santa Maria Liberdade. A ação voluntária realiza atividades de Páscoa anualmente, tendo contemplado em 2018 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ludovina da Rosa Rossi, que aprenderam a produzir espetinhos de chocolate à base de frutas. Buscando valorizar a cultura dos imigrantes italianos estabelecidos no Brasil e contemplar a tradição da Páscoa para além do chocolate, o “Tem criança na cozinha” deste ano levou um grupo de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena à cozinha para a confecção das colombinas – pequenas pombas feitas a partir de sobras de massa de pão, geralmente decoradas com olhos de semente de uva. A sugestão da iguaria foi da professora Marlene Terezinha Lovatto, coordenadora do curso de Técnico em Alimentos do Politécnico. A atividade foi realizada em conjunto com o Laboratório de Panificação do Colégio Politécnico e beneficiou doze crianças do 4º e 5º ano da escola localizada no bairro Camobi.

Segundo Reinaldo Guidolin, diretor de projetos do Rotaract Club Santa Maria Liberdade, o projeto deve se manter ativo em parceria com o Colégio Politécnico, atendendo a grande demanda de crianças interessadas em participar das oficinas. Destaca, ainda, o desejo de ampliar a temática dos minicursos destinados aos pequenos, com edições especiais sobre a fabricação de panetones, diferentes variedades de pães e geleias. “O bom de trabalhar na cozinha é que as crianças conseguem desenvolver uma série de outras ferramentas, principalmente a parte motora, a motricidade fina, e é possível ver como eles estão adorando […] É uma forma de nós mostrarmos que a Páscoa não se resume só ao chocolate, há outros alimentos, também, pelos quais a gente consegue transmitir esse mesmo sentimento”, elucida Reinaldo.

Após a confecção das colombinas, as crianças que participaram da edição deste ano do “Tem criança na cozinha” visitaram o setor de cunicultura do Colégio Politécnico, onde puderam conferir como funciona a criação de coelhos e estiveram em contato com os animais. Os estudantes também conheceram a seção de fruticultura da Unidade, encerrando as atividades do projeto recebendo mimos concedidos pelo Rotaract. As doze crianças contempladas pela iniciativa estiveram no Colégio Politécnico por meio de transporte oferecido pela instituição na parceria com a entidade.