Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto+Coop recebe entidades do Vale do Rio Pardo para estabelecer parcerias



Durante encontro ocorrido no dia 07 de maio, o +Coop, projeto de extensão do Colégio Politécnico que visa promover a educação cooperativa junto à comunidade, esteve em reunião com organizações do Vale do Rio Pardo para o desenvolvimento de uma parceria para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar na região. Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da COOPERVEC (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares), Airton Romeu Mueller, e a técnica em agricultura da Cooperativa, Brena Edinara da Silva; a representante da COOPERSANTA (Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz Ltda), Katiane Santos; o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Vera Cruz, Diego Halmenschlager; o assessor regional da Associação Regional dos STR’s do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Martin Dorneles; o técnico agrícola e assistente administrativo do Sicredi Vale do Rio Pardo, Jeferson Klunk; a presidente da CESPOL (Cooperativa Escola Dos Estudantes Do Colégio Politécnico da UFSM Ltda), Jéssica Diefenbach; e representantes da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul).

A reunião realizada na última semana serviu para que a comitiva vinda do Vale do Rio Pardo pudesse conhecer de modo mais aprofundado as ações em cooperativismo realizadas pelo Politécnico, como a RGC (Revista de Gestão e Organizações Cooperativas), a CESPOL (Cooperativa Escola Dos Estudantes Do Colégio Politécnico da UFSM Ltda), o curso de Gestão de Cooperativas do Politécnico, além do trabalho realizado pelo +Coop. O alicerce para a realização do projeto de extensão junto aos pequenos produtores do Vale do Rio Pardo deve ser formado pelo Sicredi, pela FETAG, pelas prefeituras municipais da região e pelas cooperativas interessadas.

Segundo o professor Gabriel Murad Velloso Ferreira, coordenador do +Coop, o projeto já alcançou aproximadamente 95 municípios e tem repercutido de maneira bastante positiva em diferentes regiões do estado – inclusive no Vale do Rio Pardo. Recentemente, através de um contato feito pela FETAG, o +Coop esteve presente na edição de 2019 da Expoagro Afubra para um encontro com cooperativas da agricultura familiar, no qual expôs os objetivos e ações desenvolvidas pelo projeto do Colégio Politécnico. A partir desse primeiro contato, numa parceria com o Sicredi, a FETAG vem somando forças para levar o +Coop até os pequenos agricultores para o fortalecimento do trabalho desenvolvido nessas pequenas cooperativas. A união entre as entidades objetiva levar uma formação em cooperativismo a essas famílias, auxiliando no seu desenvolvimento e valorização.

“Nós estamos trabalhando para conseguir viabilizar a parceria para ofertar formação em cooperativismo e gestão de cooperativas para essas cooperativas da agricultura familiar, que têm uma carência muito grande de conhecimento do próprio cooperativismo e da gestão […] As pessoas precisam conhecer o cooperativismo, ele tem um poder transformador gigantesco na comunidade”, salienta o professor Gabriel Murad.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2570

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes