Docentes dos cursos técnicos da área da saúde do Colégio Politécnico promovem projeto de capacitação em primeiros socorros

Relato e imagens: Ariele Priebe Reisdorfer.

No início do mês de maio, iniciaram as atividades do Projeto de Extensão “Capacitação em Primeiros Socorros nas escolas públicas de ensino básico da rede estadual e municipal dos municípios de Santa Maria e da Quarta Colônia de Imigração Italiana”. O primeiro município a participar das capacitações oferecidas pelo projeto foi Agudo. Esse projeto tem como objetivo oportunizar aos servidores das escolas públicas do ensino básico da rede municipal e estadual o desenvolvimento de habilidades essenciais à prestação de primeiros socorros de forma eficaz, no momento oportuno e de acordo com a faixa etária a que atendem, até a chegada do atendimento especializado de urgência e emergência ou o direcionamento a esse serviço. Temas como: Engasgo, convulsão, quedas, fraturas e parada cardiorrespiratória são ministrados aos professores e demais funcionários das escolas. A execução dessa atividade é realizada através de uma oficina teórico-prática, que possibilita a participação desses profissionais em simulações de situações de urgência. O projeto foi idealizado e é desenvolvido pelas docentes dos cursos técnicos da área da saúde Vanúzia Sari, Ariele Priebe Reisdorfer, Cristiane Trivisiol Arnemann, Caren Jacobi e Rhea Soares, juntamente com a bolsista Rosane Fontana.