Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de Extensão sobre Plantas Bioativas inicia atividades em Silveira Martins



Relato e imagens: Bolsista do projeto (FIEX 2019) Ac. Tec. Enf. Luci Rodrigues.

Uma parceria entre o Colégio Politécnico, a Prefeitura Municipal de Silveira Martins e a equipe do Escritório Municipal da EMATER de Silveira Martins vem planejando ações, desde o final de 2018, na área de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias não convencionais junto à comunidade e a equipe de saúde do município. A demanda surgiu a partir de uma lei municipal que institui o Programa de Práticas Integrativas e Complementares no município de Silveira Martins. O projeto denominado “Práticas e saberes sobre Plantas Bioativas: um passo para a promoção à saúde” realizou, no último dia 29 de maio, quarta-feira, a I Oficina para apresentação e criação do Horto de Plantas Medicinais em Silveira Martins. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas da comunidade do município, da Secretaria Municipal de Saúde, da EMATER-RS, da Escola e do Colégio Politécnico da UFSM. Neste dia, foram realizadas, entre outras atividades: A apresentação do projeto; discussão sobre o uso das plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias não convencionais pela população; orientações em relação à metodologia do Relógio do Corpo Humano; dinâmica sobre a organização do Horto (Relógio do Corpo Humano); visita ao Horto de Plantas Medicinais; e avaliação.

O referido projeto tem por objetivo integrar os saberes populares e científicos relacionados ao uso de plantas bioativas no cuidado à saúde. A oficina contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Silveira Martins, Luiz Skinovsky; das extensionistas da EMATER-RS de Silveira Martins, Katiule Morais e Aline Suertegaray; dos docentes dos Cursos técnicos em saúde do Colégio Politécnico, Professor Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro, Professora Laura Ferreira Cortes e Professora Andreise Carbone Anversa; e das bolsistas Ângela Santos e Luci Rodrigues.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2631

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes