Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Curso Técnico em Meio Ambiente do Politécnico promove IV Semana Acadêmica

Fotos: Maria Tereza Dias Tassinari.

Abordando a temática “Proteção Ambiental e Produção de Alimentos”, o curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico realizou, entre os dias 03 e 05 de junho, a sua 4ª Semana Acadêmica. O evento ocorreu no Anfiteatro do Colégio Politécnico, das 19h às 22h30min, contando com a participação de estudantes, docentes e profissionais da área. Os professores Maurício Tratsch e Renato Trevisan explicam que o objetivo da Semana Acadêmica é trazer para o curso discussões que não são abordadas em sala de aula durante os quatro semestres de duração do Técnico em Meio Ambiente, sobretudo no que diz respeito às problemáticas que envolvem a produção de alimentos e a conservação do meio ambiente.

Na segunda-feira (03), primeiro dia do evento, tratou-se da importância da ação de polinizadores na produção de alimentos e o risco que essas espécies vêm correndo com o avanço no uso de agrotóxicos, um cenário que preocupa produtores e pesquisadores. Na terça-feira (04), foram realizadas falas a respeito da produção de alimentos de melhor qualidade, bem como de fungos comestíveis, a partir de húmus proveniente do reaproveitamento de resíduos como a casca de arroz, o café e a erva mate. O último dia da Semana Acadêmica contou com as falas de estudantes formados pelo Curso Técnico em Meio Ambiente do Politécnico, que trataram das diferentes possibilidades de carreira dentro e fora do serviço público, bem como da regulamentação da profissão – formas de se registrar uma empresa, a qual Conselho aderir, dentre outras informações de interesse de alunos e alunas.

A IV Semana Acadêmica do Meio Ambiente contou com 100 inscritos no seu primeiro dia de realização, 80 participantes no seu segundo dia e 60 na última noite do evento, além de aproximadamente 35 inscrições realizadas no ato. Ademais, participaram do evento estudantes de outros cursos técnicos do Colégio Politécnico, como o Técnico em Agricultura e o Técnico em Geoprocessamento, que puderam conferir discussões de interesse também para a sua profissão no evento promovido pelo Técnico em Meio Ambiente.

As inscrições para a Semana Acadêmica foram organizadas via formulário online, sendo efetivadas com a doação de 1 kg de alimento não perecível durante o credenciamento para participação nas palestras. Ao todo, foram arrecadados 105 kg de alimentos, que serão distribuídos igualmente entre a Estação Moinho dos Ventos e o Centro de Apoio à Criança com Câncer.A coordenação da IV Semana Acadêmica do Meio Ambiente agradece a todos os palestrantes e à comissão organizadora, composta por estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente, que tornaram o evento possível. Agradece, ainda, ao apoio prestado pela Cooperativa Cespol, pela Floresce – Floricultura Escola do Colégio Politécnico e pela professora Marlene Terezinha Lovatto, coordenadora do Curso Técnico em Alimentos.

Comissão organizadora da IV Semana Acadêmica do Meio Ambiente.
Foto: Mauricio Tratsch.