Cursos técnicos em Cuidados de Idosos, Enfermagem e Farmácia do Politécnico realizam I Simpósio de Cuidados Paliativos dos Cursos Técnicos em Saúde

Relato: Cristiane Trivisiol da Silva.
Fotos: Maria Tereza Dias Tassinari.

O I Simpósio de Cuidados Paliativos foi promovido pelo Colégio Politécnico da UFSM no dia 27 de maio, como resultado da integração dos cursos técnicos da área da saúde da instituição (Técnico em Enfermagem, Técnico em Cuidados de idosos e Técnico em Farmácia), com o objetivo de promover a multidisciplinaridade na formação dos discentes – imprescindível quando se falam em temáticas da área da saúde. Os Cuidados Paliativos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Desse modo, incluir na formação e dialogar sobre cuidados paliativos nos diversos níveis de formação em saúde, partindo do nível técnico até a pós-graduação, é salutar para desenvolver e difundir as técnicas de cuidados paliativos.

O evento contou com a participação de estudantes, em sua maioria, e profissionais de cidade de Santa Maria e de regiões próximas, contabilizando 230 participantes pela manhã e em torno de 190 pessoas pela tarde. A organização do evento agradece o apoio de todo o grupo de colegas dos cursos técnicos e dos estudantes do Politécnico, bem como da Universidade Federal de Santa Maria e, em especial, do Colégio Politécnico e da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico. Agradece, também, aos patrocinadores do Simpósio: A Cooperativa do Colégio Politécnico (CESPOL), Dermapelle e o Laboratório Labimed.

Para ressaltar a importância da temática dos Cuidados Paliativos nos cursos técnicos em saúde, o I Simpósio de Cuidados Paliativos recebeu um vídeo da Dra. Ana Claudia Arantes, que hoje está disponível na plataforma Vimeo (https://vimeo.com/338901306). A organização do evento salienta que já está realizando tratativas para que o II Simpósio de Cuidados Paliativos, em 2020, possa acontecer com a presença da médica, que é grande referência na área.

Foto: Cristiane Trivisiol da Silva.