Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

UFSM recebe presidente da John Deere no Brasil

Fotos: Gabinete do Reitor UFSM.

Durante Aula Magna promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, o presidente da John Deere no Brasil, Paulo Hermann, ministrou a palestra “Transformação da Agricultura 4.0 e o perfil do novo profissional” na última quarta-feira (05). O evento ocorreu no Salão Imembuí, na Reitoria da Universidade, com excelente adesão de público. Durante sua fala, Paulo Hermann traçou um panorama da agricultura em nível mundial, elucidando a importância da Ásia enquanto principal mercado para o qual o Brasil exporta os alimentos produzidos em seu território. Além disso, destacou a relevância da agricultura e do investimento nesse setor para o Brasil, uma vez que se trata da principal área pela qual o país é reconhecido mundialmente.

Após a palestra, o presidente da John Deere se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, com o vice-reitor, Luciano Schuch, com o diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, com os professores Telmo Jorge Carneiro Amado e Lúcio de Paula Amaral, do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão do Politécnico, com o professor Luciano Zucuni Pes, que coordena o processo de implantação do Curso Técnico em Agricultura de Precisão no Colégio Politécnico, bem como com a equipe do Grupo Verdes Vales, representante da John Deere que abrange mais de 230 municípios do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, tratou-se da relevância das parcerias entre a UFSM e empresas da região, que deve ser fortificada com o estabelecimento de um Parque Tecnológico na Universidade, aproximando a instituição do mercado externo.

A integração entre empresas e a Universidade enquanto forma de auxiliar na promoção de um ensino de qualidade também é salientada pelo diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita. “Em outros países, você vê as empresas dentro das Universidades, algo que aqui ainda não acontece. E isso é fundamental para o futuro das universidades, você tem que estar junto com as empresas, porque a tecnologia gira muito rápido, e é impossível que a Universidade esteja sempre investindo nisso. Ela tem que trazer a empresa, porque ela sempre vai estar com tecnologia de ponta. Não se pode ter um delay entre o que se está ensinando aqui dentro e o que está lá fora, sobretudo no agronegócio”, elucida o professor.

A importância de um estreitamento de relações entre a instituição e o mercado também foi pautada pelo proprietário do Grupo Verdes Vales, uma vez que a concessionária também busca realizar ações conjuntas com universidades a fim de promover a qualificação tecnológica dos estudantes da área, que, posteriormente, serão profissionais capacitados para atuar junto à empresa.

Após a reunião, o grupo presente realizou uma visita à matriz do Grupo Verdes Vales em Santa Maria para a inauguração do Centro de Suporte de Operações da sede da empresa, espaço no qual operadores podem controlar a velocidade, a produtividade, a unidade do grão e demais itens operacionais de máquinas da John Deere em tempo real. Além disso, a tecnologia implementada permite que o Centro seja informado de modo prévio a respeito de possíveis falhas mecânicas que venham a ocorrer com as máquinas, permitindo que o atendimento ao agricultor seja feito de modo mais rápido e eficiente, detectando previamente que tipo de manutenção será necessária.

Durante a visita, a equipe do Programa de Pós-Graduação em Agricultura de Precisão do Colégio Politécnico também assinou uma carta de intenções com o Grupo Verdes Vales, que permitirá que estudantes da pós-graduação visitem as fazendas modelo que funcionam em parceria com a John Deere e coletem diferentes tipos de dados das máquinas utilizadas nas lavouras para uso em sala de aula. O objetivo é que essa parceria possa ser ampliada, ainda, aos cursos técnicos em Agropecuária e Agricultura do Colégio Politécnico.