Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Projeto Zelo realiza palestras para divulgação da iniciativa

Imagem: Projeto Zelo.

O Projeto Zelo é um projeto de extensão estratégico ligado à Pró-Reitoria de Extensão, com a colaboração do Hospital Veterinário, bem como de acadêmicos de cursos variados, de docentes e de técnicos administrativos da UFSM. O foco principal do Projeto é a educação, no sentido de educar para sensibilizar e conscientizar humanos, sobre abandono e maus-tratos em animais. A atuação prática do Zelo restringe-se ao campus da UFSM, buscando, assim, auxiliar esses animais, zelando pela saúde dos mesmos e também contribuindo em uma convivência mais pacífica e harmônica entre humanos e animais. O Zelo surgiu em 2014, como uma iniciativa do gabinete do vice-reitor da Universidade na época, Paulo Bayard, atendendo, atualmente, cerca de 80 animais em situação de abandono.

A professora Fabiana Stecca, que atua como uma das coordenadoras do projeto, explica que o Zelo funciona com o apoio de voluntários e por meio da realização de ações de arrecadação, como o Brechó do projeto, que percorre eventos e atividades promovidas dentro da UFSM. Como forma de divulgar as suas atividades e sensibilizar o público perante a causa, o Zelo vem realizando, desde o mês de março, diferentes atividades junto à comunidade da Universidade. Para além de apresentar o projeto a diferentes públicos, essas ações objetivam conscientizar as pessoas a respeito do abandono de animais e destacar a importância da colaboração da comunidade para o bom andamento da iniciativa.

“O nosso trabalho é de conscientização, antes de tudo. É a gente poder fazer a proteção com a educação. O Zelo é um projeto de extensão, é um projeto estratégico da Universidade, que tomou corpo e tem uma amplitude maior, mas ele só funciona se houver a conscientização e a educação das pessoas, é isso que a gente quer”, ressalta a professora Fabiana.

Desde o mês de abril, o Projeto Zelo vem promovendo palestras com estudantes de diversos cursos da UFSM e também em eventos que tratem da temática do bem-estar animal, como a Semana do Meio Ambiente de 2019 da Universidade, que teve início no dia 06 de junho e se estende até o dia 16 deste mês. Nas falas ministradas pela professora Fabiana e demais voluntários do Zelo, o público conhece de modo detalhado as ações realizadas pelo projeto – do atendimento veterinário ao encaminhamento para adoção -, são sensibilizados a respeito da importância do voluntariado, compreendem o porquê da castração dos animais atendidos pelo Zelo e também conferem as transformações ocorridas nas vidas de cães e gatos que foram acolhidos e posteriormente encaminhados para adoção pelo projeto.

A professora Fabiana Stecca destaca que os interessados em auxiliar no andamento do Projeto Zelo podem contribuir com a doação mensal de ração, oferecendo o transporte dos animais até o HVU, em casos emergenciais, colaborando no resgate dos cães e gatos abandonados no campus, auxiliando na organização de eventos para arrecadação de fundos, dentre outras ações de patrocínio e promoção. O Zelo também busca, atualmente, expandir o seu ciclo de palestras para fora da Universidade, levando a conscientização e a sensibilização perante a causa animal também para escolas e demais instituições que tenham a intenção de divulgar as ações realizadas pelo projeto.

Interessados em se tornarem voluntários no projeto ou que desejem levar as palestras do Zelo para outros órgãos e empresas podem contatar a equipe do projeto pelo Facebook: facebook.com/projetozeloufsm. Na página, também estão disponíveis maiores informações sobre a iniciativa e imagens dos animais que esperam por adoção ou lar temporário. O Projeto Zelo também busca parcerias para auxílio na divulgação de suas atividades perante a comunidade nos meios de comunicação. Sugestões, ideias e propostas de patrocínio podem ser enviadas para a página do Zelo no Facebook.

Confira as palestras já realizadas pelo projeto junto à comunidade do Colégio Politécnico:

Palestra realizada no dia 11 de abril, para os Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos e Zootecnia, com as bolsistas Genifer dos Santos e Sílvia Mendes da Silva.

Fotos: Fabiana Stecca.

Palestra realizada no dia 24 de maio, para o Curso Técnico em Geoprocessamento, com a com a bolsista Sílvia Mendes da Silva.

Fotos: Fabiana Stecca.