Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cursos técnicos em Enfermagem e em Cuidados de Idosos do Politécnico realizam o II Encontro Regional sobre a Política de Saúde da Pessoa Idosa



Fotos: Mariana Amaral

Com inscrições esgotadas uma semana antes de sua realização, o II Encontro Regional sobre a Política de Saúde da Pessoa Idosa ocorreu no dia 12 de junho, no Anfiteatro do Colégio Politécnico. Promovido pelos cursos técnicos em Enfermagem e em Cuidados de Idosos do Politécnico, o evento chegou à sua segunda edição adotando a temática “Fortalecendo a rede de atenção integral à pessoa idosa”, contando com a participação de cerca de 170 pessoas.

Pela manhã, o Encontro teve enfoque em discussões a respeito da violência contra a pessoa idosa, com programação referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. Na oportunidade, o público presente conferiu a palestra “Dados epidemiológicos regionais sobre violência contra a pessoa idosa”, ministrada por Márcia Arenhardt e Maria Lúcia Degrandi, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, e pela Coordenadora Municipal da Vigilância da Violência, Ingrit Kipper Amaraim. Ainda no turno da manhã, ocorreu a mesa redonda “Rede de suporte ao idoso em situação de vulnerabilidade e/ou violência”, que contou com as participações de Fernando Chequim Barros, promotor de justiça da Promotoria de Justiça Cível de Santa Maria; Luiza Santos Souza, delegada titular da Delegacia do Idoso de Santa Maria; Ivone Fontoura, assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social; e Angelino Roberto França Moreira, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Santa Maria.

À tarde, o evento teve início com um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Idosos Santa Marta, que apresentou ao público as danças típicas cigana e chamamé. O Grupo realiza performances artísticas por meio de uma parceria com o  Conselho Municipal do Idoso (COMID), tendo participado da VI Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no ano passado. Após a apresentação, a professora do Colégio Politécnico, Caren da Silva Jacobi, ministrou a palestra “Uso de Polifármacos por pessoas idosas e apresentação dos Critérios de Beers” ao público participante. O Encontro encerrou com a mesa “Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: relatos de experiências na região”, que contou com a presença de representantes da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Santos e da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Unistalda.

A professora Danize Rizzetti, uma das organizadoras do II Encontro Regional sobre a Política de Saúde da Pessoa Idosa, explica que a edição do ano passado do evento teve como objetivo fomentar o uso da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, sanando dúvidas de profissionais da área que atuam junto a esse público. Desse modo, o Encontro deste ano serviu como um momento de trocas de relatos e experiências oriundas das parcerias estabelecidas a partir da edição de 2018 do Encontro. Desde o ano passado, residentes ligados à Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da UFSM desenvolvem projetos junto a profissionais de unidades básicas de saúde de Santa Maria para uma implementação efetiva da caderneta. Os resultados dessas iniciativas foram debatidos no evento e serviram como um incentivo por sua efetividade e pela boa resposta observada dentre os idosos. “Foi muito positivo ouvir os relatos [de profissionais que atuam na implementação da caderneta] e ver que a gente contribuiu para isso, incentivando, fazendo esse fomento como resultado do evento do ano passado”, completa Danize Rizzetti.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2772

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes