Aluna do Colégio Politécnico é medalhista do Campeonato Brasileiro de Orientação

Ana Paula Koeche (dir.) recebe a medalha de bronze na categoria Damas acima de 21 anos – Difícil (H21B) durante o XXI Campeonato Brasileiro de Orientação. Foto: Prefeitura Municipal de Bom Despacho.

No período de 27 a 30 de junho, ocorreu o XXI Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr), na cidade de Bom Despacho – MG. O CamBOr é uma realização da Confederação Brasileira de Orientação e da Federação Mineira de Orientação, sendo a edição de 2019 da competição válida pelo WRE – World Ranking Event. A atleta do Colégio Politécnico, Ana Paula Koeche, do Curso Técnico em Informática, competiu durante o XXI CamBOr na categoria Damas acima de 21 anos – Difícil (H21B). A aluna é vinculada ao Clube de Orientação de Santa Maria (COSM), competindo, também, em outros campeonatos da cidade.

Ana Paula conta o Campeonato Brasileiro de Orientação é dividido em dois percursos que valem para o ranking internacional – longo e médio – e, ao final da competição, somam-se as pontuações atingidas em cada percurso para o ranking final e premiação. Ana Paula garantiu o segundo lugar no percurso longo, de 4,5 km, e o terceiro lugar no percurso médio, que soma 2,9 km. Na apuração geral, a estudante foi premiada com a medalha de bronze. “Subi no pódio e trouxe comigo muito mais que a medalha, mas a certeza que estou no caminho certo e que com empenho e dedicação a gente pode, sim, alcançar todos os nossos objetivos”, conta Ana Paula.

A aluna do Colégio Politécnico possui graduação em Geografia pela UFSM e é tecnóloga em Geoprocessamento formada pelo Politécnico, tendo conhecido o esporte Orientação durante sua trajetória no curso Técnico em Geoprocessamento. No início de 2018, Ana Paula passou a praticar a Orientação por meio do Esporte Universitário, projeto do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) que disponibiliza vagas para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria em diversas modalidades esportivas.

“Já participei de quatro etapas do Campeonato Municipal de Santa Maria, nas duas últimas do ano de 2018 e nas duas que já aconteceram em 2019. Fui para o Campeonato Brasileiro de Orientação motivada em conseguir concluir a pista e com o objetivo de não me perder entre os pontos. Acho que sonhar com o pódio a gente sempre sonha, mas eu não acreditava ser possível na minha estreia em uma competição desse nível”, relata a estudante.

Ana Paula (centro) segundos antes da partida do percurso longo do CamBOr. Foto: Prefeitura Municipal de Bom Despacho.