Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico realiza Reunião Geral



Fotos:  Maria Tereza Dias Tassinari.

O Anfiteatro do Colégio Politécnico recebeu, no dia 09 de julho, a Reunião Geral dos docentes e técnicos-administrativos da instituição. Realizado durante todo o dia, o encontro reuniu profissionais de diferentes setores do Politécnico em torno de questões pertinentes ao funcionamento da Unidade para os próximos meses. Na oportunidade, o diretor Valmir Aita repassou aos presentes um relato da reunião do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), realizada na semana anterior, em Brasília. A importância do monitoramento dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha foi uma das pautas principais apresentadas ainda pela manhã, sobretudo no que diz respeito à questão da evasão de estudantes da Unidade, a relação entre número de professores e número de estudantes e formas de equiparar índices não favoráveis.

A visualização de férias dos servidores no Portal também foi discutida entre os profissionais presentes, uma vez que, atualmente, somente a Direção do Colégio tem acesso ao quadro referente ao período de férias da equipe da Unidade. O acesso de todos a essas informações facilitaria a logística de reuniões, eventos e demais atividades que demandam a presença da comunidade da instituição.

O Departamento de Infraestrutura do Politécnico participou da reunião com informações referentes ao Bloco G da Unidade. Segundo a equipe, o prédio deve passar por uma vistoria final na próxima quinta-feira (18). Após a checagem, o bloco deve ser liberado para ocupação e posterior inauguração. O Departamento de Administração da Unidade tratou da questão orçamentária para os próximos meses, abordando informações referentes ao contingenciamento da verba destinada às instituições de ensino e como ela pode afetar o Colégio Politécnico.

Ainda no turno da manhã, o Departamento de Pesquisa e Extensão dialogou com o público presente a respeito do Edital conjunto para projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019/2020 do Colégio, que deve ser publicado no dia 19 de agosto. A equipe do Departamento também tratou de eventos pertinentes à comunidade da instituição que devem ocorrer no segundo semestre, como a IV Expoivorá, o Descubra UFSM e a 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. Na oportunidade, também foram apresentadas as ações do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – o CAPES-PrInt – relativas ao Colégio Politécnico e à UFSM. Dentre elas, está a visita de quatro pesquisadores internacionais à UFSM, da University of Florida (EUA) e da Universidad de Oviedo (Espanha), no período de primeiro a 15 de outubro; bem como as missões de trabalho a serem realizadas para a Argentina, na Universidad Nacional de Entre Rios, no mês de setembro.

A Reunião Geral do Colégio Politécnico também contou com uma fala da Comissão Ambiental da instituição, que abordou pautas referentes à Coleta Seletiva realizada na Unidade. Já o Departamento de Ensino apresentou dados relativos à evasão de alunos e alunas, bem como suas causas, que foram diagnosticadas a partir de pesquisa empenhada com o auxílio de docentes. Questões referentes à Acessibilidade também foram discutidas, como a iniciativa “Iniciação à docência em Educação Especial: Ensino Colaborativo, avaliação da Deficiência Intelectual e Atendimento Educacional Especializado Individualizado”, que almeja favorecer a implantação de uma parceria colaborativa entre o ensino regular e a educação especial, através da atuação de bolsistas de iniciação à docência.

A Comissão Setorial de Avaliação do Colégio Politécnico elucidou aos servidores e técnicos-administrativos presentes a importância da avaliação institucional, que deve ser melhor difundida entre a comunidade da Unidade, uma vez que reflete, também, em melhorias nas ações de ensino, pesquisa e extensão e na vinda de recursos para o Politécnico.

O reconhecimento recebido pelo Colégio Politécnico nos últimos meses também foi pauta do encontro, como a conquista do Curso de Gestão de Cooperativas, que recebeu conceito máximo na avaliação do MEC; a colocação do Politécnico no Ranking do ENEM, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, como quarto colocado geral no estado; e o Prêmio Santa Maria Destaques 2019, promovido pelo jornal Diário de Santa Maria com realização do Lions Clube Santa Maria Dores e Centro, no qual o Colégio foi reconhecido na categoria Ensino Técnico e Profissionalizante. Para o diretor Valmir Aita, esses resultados são fruto de um trabalho coletivo, de suma importância por serem, também, um reconhecimento da comunidade. “É importante continuar esse trabalho de qualidade, pois ele se reflete muito. Os números são importantes, mas não podemos abrir mão da qualidade do que estamos fazendo”, destacou o professor Aita.

As discussões do turno da manhã da Reunião Geral encerraram com um debate a respeito da disponibilização dos encargos dos docentes no site do Colégio – a relação dos encargos já se encontra na página da Universidade. Após votação (31 votos a 29), decidiu-se pela criação de um link na página do Colégio que deve redirecionar o visitante para a página dos encargos no site da UFSM, na qual o servidor deverá pesquisar o nome do docente para a obtenção da relação do encargo. A opção alternativa debatida era o estabelecimento de um hiperlink na página do Colégio Politécnico, na qual constariam os nomes de todos os docentes, que redirecionaria o visitante diretamente para a visualização do encargo.

Pela tarde, o centro das discussões foi a Reforma do Ensino Médio e seu impacto na estruturação do ensino oferecido pelo Colégio Politécnico, durante falas ministradas pela Direção de Ensino da Unidade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2958

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes