Diretor do Colégio Politécnico participa de reunião do CONDETUF

Foto: Valmir Aita.

Ocorrida em Brasília nos dias 03 e 04 de julho, a reunião do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), órgão que representa as 23 unidades acadêmicas do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) ligadas às universidades brasileiras frente àSecretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), contou com a presença do diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, como representante da instituição. Durante o encontro, foi realizada a composição das Câmaras que compõem o CONDETUF, responsáveis por questões organizacionais do órgão.

Empenhou-se a composição da Câmara de Orçamento, responsável pela elaboração da planilha que define de que modo o orçamento destinado às escolas técnicas será distribuído entre as instituições, levando em conta dados como o espaço físico construído e o número de docentes, estudantes e de cursos vigentes nas escolas. Também foi composta a Câmara de Ensino, encarregada da organização anual do Fórum Nacional de Gestores de Ensino, evento que promove debates referentes aos desafios na gerência de escolas profissionalizantes, como questões orçamentárias e perspectivas para o ensino no Brasil – em 2018, o Fórum foi sediado pela UFSM, sendo realizado entre os dias 06 e 10 de agosto. Na oportunidade, foram instituídos, ainda, os nomes da Câmara de Recursos Humanos, que trabalha para o andamento de questões como a disponibilização das FCCs (Funções Comissionadas de Coordenação de Curso) e a regularização e organização do Banco de Professor Equivalente.

Na oportunidade, também tratou-se da concessão do Prêmio ANEI Brasil da Inclusão ao CONDETUF, na Categoria Instituição Inclusiva. O Conselho foi premiado durante o I Simpósio sobre Educação Inclusiva (SIOP), realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, após apresentar as ações de inclusão promovidas pelas escolas técnicas vinculadas à organização – incluindo o Colégio Politécnico. A ANEI (Associação Nacional dos Educadores Inclusivos) é uma organização que visa reunir educadores de todo o Brasil em prol da construção de um ensino mais inclusivo.

Durante a reunião, os representantes das escolas técnicas também participaram de um encontro com o jornalista Paulo José Araújo da Cunha, da TV Câmara, que ministrou a palestra “Uniformidade do discurso no gerenciamento da crise”. Durante sua fala, Paulo José elucidou a importância da promoção de um trabalho de comunicação racional e uniforme entre as escolas técnicas. Além disso, destacou a relevância do contato constante com a imprensa, apresentando a ela as novidades que circulam pelas instituições como forma de ocupar espaços por meio de conteúdos de relevância social. O foco na opinião pública também foi pauta da palestra ministrada pelo jornalista, que tratou da relevância de se agregar valor à sociedade, mostrando ao público, em números, todo o trabalho em andamento nas instituições.

Ainda em relação à Comunicação, tratou-se do andamento da Assessoria de Comunicação do CONDETUF, que foi instituída com o objetivo de atualizar o site do Conselho e fazer a interlocução do órgão com as escolas técnicas. Com isso, será possível que o CONDETUF se comunique de modo efetivo com as instituições vinculadas e o site sirva, ainda, como um meio de divulgação das ações e projetos vigentes nas unidades acadêmicas.

A fala de Weber Tavares da Silva Júnior, ligado à Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal e à Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, também tratou de pautas prioritárias do CONDETUF relacionadas à Política de Educação Profissional. Segundo o professor, em questões orçamentárias, vem-se analisando indicadores das Redes de Educação Profissional para mensuração de resultados, que poderão refletir no orçamento destinado às instituições. Durante a reunião, Weber Tavares da Silva Júnior também abordou pautas como o Projeto de Internalização do CONDETUF, que segue em estudo pela Setec/MEC e deverá incluir as escolas técnicas vinculadas ao Conselho; o retorno do Projeto Mulheres Mil, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atendimento psicológico, de saúde e profissionalização às participantes; a situação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), executado anteriormente pelo Colégio Politécnico, que oferecia cursos de formação inicial e continuada de 160h ou 200h; bem como o funcionamento da Plataforma Nilo Peçanha, página estatística para análise de dados e indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, que podem vir a definir o orçamento destinado às unidades acadêmicas.

Foto: Agência de notícias UFSM.