Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Paisagismo do Politécnico realiza viagem de estudos a Minas Gerais e São Paulo



Estudantes e docentes em frente à CASACOR – São Paulo. 
Fotos: Marcelo Antonio Rodrigues.

Servidores e estudantes do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico participaram, entre os dias 23 e 30 de junho, de uma viagem multidisciplinar de estudos para os estados de Minas Gerais e São Paulo. Integraram a atividade 34 alunos, sendo estes do primeiro e terceiro semestres do curso, bem como formandos e estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio. O grupo foi acompanhado pelos professores Marcelo Antonio Rodrigues e Leopoldo Witeck Neto, pelas professoras Denise Estivalete Cunha e Marília Milani, e pelo engenheiro agrônomo Hazael Soranzo de Almeida, que auxilia no setor de floricultura e na condução das disciplinas do curso.

O objetivo da viagem, segundo o coordenador do Curso Técnico em Paisagismo, Marcelo Antonio Rodrigues, foi proporcionar uma experiência multidisciplinar aos estudantes, aproximando-os de uma realidade de mercado diferente. “A produção de violetas aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, é inviável economicamente; mas pode ser que nossos alunos saiam daqui e vão produzir em outro estado ou darão assistência em um local em São Paulo. Assim, eles já têm uma noção da produção e de mercado”, destaca o professor Marcelo.

Por se tratar de uma iniciativa multidisciplinar, foi possível que a viagem mostrasse, na prática, questões abordadas em aula em diferentes disciplinas do curso, como Botânica Ornamental, Projetos Paisagísticos, Harmonização de Ambientes, Arte Floral, Tetos e Paredes Verdes, Mecanização no Paisagismo e na Floricultura, Produção de Forrações Ornamentais Perenes e Anuais, Iluminação no Paisagismo, Produção de Flores e Plantas Ornamentais de Corte e Vasos e Práticas em Paisagismo.

O primeiro destino da comitiva do Colégio Politécnico foi o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais. Durante a visita ao espaço, os estudantes e docentes puderam visualizar o paisagismo em sua maior exuberância no que diz respeito às plantas expostas, bem como noções de inserção de obras de arte no paisagismo, algo em expansão no ramo. Além disso, o grupo observou diferentes espécies de plantas cultivadas na região, bem como obras de arte e demais galerias que integram o espaço.

A jornada da comitiva do Colégio Politécnico em São Paulo iniciou com visitas a quatro locais de importância para os estudos em floricultura. O grupo esteve nas propriedades dos maiores produtores do Brasil de violetas, tulipas, lírios, callas (copo de leite), cactos e suculentas; além do maior e mais tecnificado produtor de orquídea Phalaenopsis do país, que cultiva cerca de três milhões de mudas da flor. Segundo o professor Marcelo Antonio Rodrigues, a visita a esses locais é de extrema relevância por ilustrar aos estudantes como funcionam os cultivos de plantas que são produzidas com maior dificuldade no Rio Grande do Sul. “São visitas que não tem como ser feitas aqui na região, tem que ir longe para entender a produção, além de que é proibida a visitação pública aos locais”, ressalta o professor.

A 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, realizada em Holambra, também esteve no roteiro da viagem de estudos. O evento é considerado a maior feira de tecnologia voltada para fruticultura, floricultura e olericultura da América Latina. Durante a Hortitec, os docentes e estudantes conferiram não somente as flores expostas, como também diferentes exposições de equipamentos utilizados na produção e ornamentação de plantas. O grupo também esteve na SEASA – Campinas, o maior mercado de flores e plantas ornamentais, insumos e acessórios para decoração permanente da América Latina.

A comercialização de flores em grande escala também foi estudada pelo grupo do Curso Técnico em Paisagismo durante visitação ao Veiling Holambra, responsável pelo abastecimento de boa parte do mercado nacional, com mais de 28 anos de atuação no setor, atendendo a grandes redes de supermercados, como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. A empresa é a maior cooperativa de flores da América Latina, contando com cerca de 400 fornecedores, sendo a responsável pela organização do comércio e da produção de flores no Brasil desde o ano de 1989. Graças ao sistema empregado pelo Veiling, importado da Holanda, o mercado de produção e comércio de flores em São Paulo é um dos mais rentáveis do país. O mercado do setor também foi analisado pela comitiva do Politécnico em diferentes garden centers de São Paulo, onde conferiram produtos e serviços destinados a todas as classes sociais da população.

O Instituto Plantarum, que abriga o Jardim Botânico Plantarum, também foi foco da viagem. Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo – SP), o Jardim Botânico Plantarum é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. No local, a comitiva teve a oportunidade de participar de uma palestra com Harri Lorenzi sobre ferramentas digitais utilizadas no paisagismo.

Outro destino da viagem técnica foi o Parque Ibirapuera, projetado, originalmente, pelo influente Burle Marx. No local, os alunos puderam visualizar, na prática, um dos importantes projetos paisagísticos do artista plástico e paisagista. A arquitetura e a harmonização de ambientes também foram temas da visita realizada à CASACOR de São Paulo, a maior do Brasil. No local, analisou-se as diferentes relações do paisagismo com a arquitetura, que culminam em diversas possibilidades de decoração de ambientes. A visita foi importante para que os estudantes visualizassem, na prática, a aplicação do conceito de Feng Shui, que se refere à harmonização de ambientes.

O Jardim Botânico de São Paulo, que faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, também esteve no roteiro do grupo, onde puderam observar diversas plantas nativas do sudeste do país. A missão do Jardim Botânico de São Paulo é a preservação e o uso sustentável da biodiversidade paulista e brasileira, por meio da conservação “in-situ” e “ex-situ”, e o conhecimento de todos os grupos de plantas e fungos, bem como de suas relações com o meio ambiente.

A Coordenação do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico agradece a Direção do Colégio e a Cespol (Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM Ltda.) pelo apoio financeiro destinado à viagem de estudos promovida no último mês, que auxiliou nos custos dos estudantes.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-405-2977

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes