Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Politécnico promovem oficina “Descartar ou Reutilizar” na X SAGEO

Na noite do dia 19 de agosto de 2019, os estudantes Leonardo Hendges, Lílian Rodrigues dos Santos, Nathali Parise Taufer e Vitória Boemo, do 2° semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico da UFSM, ministraram uma oficina na X Semana Acadêmica da Geografia (X SAGEO), evento promovido pelos acadêmicos dos cursos de graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado da UFSM. O objetivo da atividade “Descartar ou reutilizar: como minhas ações impactam o meio ambiente” foi promover a reflexão a respeito dos resíduos e as consequências devido ao seu descarte inadequado, além de estimular os acadêmicos a uma mudança de hábitos e instigá-los a fazer uso da reutilização dos materiais e do consumo consciente.

A oficina foi separada em algumas partes: aplicação de um questionário objetivo, antes e depois de sua realização, visando verificar os conhecimentos prévios e compará-los com os adquiridos; resolução de uma situação- problema; breve exposição sobre o assunto; uma parte prática, na qual os participantes separaram uma série de resíduos em quatro grandes grupos (rejeitos, resíduos recicláveis, orgânicos e coleta especial); por fim, realizou-se a correção da separação dos resíduos e uma conversa interativa sobre maneiras de reutilização.

Para os organizadores, é de importância fundamental ações como essa, pois a alta geração de resíduos é, atualmente, uma grave problemática ambiental, uma vez que seus impactos atingem a todos, comprometendo o meio ambiente, a saúde humana e o equilíbrio global. Debater sobre as consequências de seu descarte incorreto, a relevância do consumo consciente, da reutilização e da reciclagem, assim como sensibilizar a população acerca do tema “resíduos” são ações eficazes para minimizar os danos causados ao meio ambiente, a nós mesmos e aos demais seres vivos.

Quer saber mais sobre o Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico? Clique aqui.

Ressalta-se que as inscrições para o processo seletivo de ingresso ao Politécnico de 2019 terão início em 9 de setembro e em nosso site estão todas as informações necessárias.