Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Politécnico conclui a primeira turma de formação para colaboradores pelo projeto +Coop

No dia 30 de agosto de 2019, ocorreu a entrega de certificados à primeira turma de formação para o cooperativismo por meio do Projeto +Coop, do Colégio Politécnico da UFSM. Juntamente com associados da Sicredi Região Centro RS/MG, o momento de certificação contou com um “World Café”, onde temas do cooperativismo e inovação foram discutidos pelos parceiros em uma roda de conversa, sendo corroborados pelos diretores da cooperativa. A turma certificada reuniu 43 alunos, concluintes  do curso de 112 horas, que demonstraram sua alegria em ter participado da formação e o quanto ela os ajudou a compreenderem melhor o cooperativismo, além de estreitarem laços com os demais colaboradores.

O Projeto +Coop

O +Coop é projeto de extensão que tem como objetivo principal promover ações extensionistas de educação, formação e informação para o cooperativismo. Trata-se de trabalho de extensão a ser desenvolvido por Discentes e Docentes do Colégio Politécnico da UFSM em Cooperativas que encontram-se com necessidades na área de preparação para o cooperativismo e para a gestão de cooperativas. Uma multiplicidade de ações poderão ser realizadas até o fim do projeto (2024), sendo que os recursos para a execução serão provenientes de fonte externa, ou seja, entidades de representação do cooperativismo.

Além disso, tem-se a ideia de estimular, ampliar e incentivar os alunos ao conhecimento mais profundo e aplicado, baseado na realidade cooperativista. O contato mais próximo entre alunos, professores e cooperativas poderá refletir na formação de profissionais com mais consistência teórica e prática. Os associados são beneficiados pelo projeto,pois o mesmo contribui para que essas cooperativas se consolidem em seus propósitos organizativos e gerenciais, o que é fundamental para que alcancem o desenvolvimento esperado pelos seus associados e comunidade.