Aluna do Curso Técnico em Enfermagem participa do XXIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão da UFN

Ocorreu entre os dias 02 e 04 de outubro de 2019, o XXIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE), na Universidade Franciscana(UFN). O objetivo do evento é integrar as ações desenvolvidas no Ensino, na Pesquisa e na Extensão em âmbito acadêmico e comunitário, para compartilhar experiências e ideias entre pesquisadores e estudantes da UFN e de outras instituições de ensino superior.

A aluna do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Politécnico da UFSM, Michele dos Santos Marques, que também é bolsista FIPE Jr. do projeto de pesquisa “Idosos com fratura por quedas: a construção de um protocolo de enfermagem para o pós-operatório”, esteve no evento. Esse projeto tem como finalidades contribuir para a qualidade das ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros e auxiliar na recuperação e retomada do cotidiano pós-alta hospitalar de idosos que fizeram cirurgia devido a fratura por queda.

Michele apresentou dois trabalhos:

Na modalidade pôster, o intitulado “ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO E OS CUIDADOS PALIATIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA”.

E na modalidade apresentação oral, o trabalho “FUNÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS INTERNADOS POR FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL POR QUEDA NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO”.

Michele dos Santos Marques no XXIII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana

Projeto de pesquisa “Idosos com fratura por quedas: a construção de um protocolo de enfermagem para o pós-operatório”

Trata-se de um projeto de pesquisa que tem como objeto de estudo a educação em saúde realizada pelos enfermeiros com idosos pós-cirurgia traumatológica por queda. É coordenado coordenado pela docente do Colégio Politécnico Caren da Silva Jacobi e tem como objetivo principal desenvolver um procedimento de enfermagem para a educação em saúde nesse período pós-operatório de idosos hospitalizados que sofreram fraturas por queda. Alguns dos objetivos específicos são: identificar os idosos que sofreram fraturas por quedas e fizeram cirurgia no HUSM; entender como enfermeiros aconselham idosos que sofreram queda; recolher as dúvidas dos idosos e seus acompanhantes sobre o tema.

Em relação a metodologia, a pesquisa do projeto é qualitativa do tipo convergente assistencial e é desenvolvida com idosos que realizaram cirurgia traumatológica e estão internados Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria. Além desses, também serão participantes do estudo os acompanhantes destes idosos e os enfermeiros da Clínica Cirúrgica.

A coleta de dados se dá por meio da conversação com idosos e aqueles que os acompanham, observação direta de participantes das ações de educação em saúde dos enfermeiros e grupos de convergência com os envolvidos no processo. A análise ocorrerá segundo os pressupostos da pesquisa convergente assistencial, incluindo transcrição das falas e observação, organização dos dados, codificação, categorização, síntese e teorização das informações.