Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Projeto sobre violência por parceiro íntimo contra a mulhere realiza palestras em São vicente do Sul e Santa Maria



Nos dias 05 e 10 de outubro de 2019, o projeto de extensão Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência realizou palestras sobre relacionamento abusivos, violência e empoderamento feminino em diferentes cidades. Os eventos foram feitos, respectivamente, na Unidade de Saúde de Maringá, em Santa Maria, e no município de São Vicente do Sul, em alusão ao Outubro Rosa.

Ambas as atividades foram feitas sob coordenação da Profª. Drª. Laura Ferreira Cortes, docente do Curso Téc. em Enfermagem, do Curso Téc. em Cuidados de Idosos e coordenadora do Projeto de Extensão. Segundo Laura, essas atividades acontecem com frequência, partem das demandas das comunidades e convites.

Palestra sobre Saúde das mulheres, empoderamento e violências (Secretaria de saúde de São vicente do Sul)
Palestra sobre Saúde das mulheres, empoderamento e violências (Secretaria de saúde de São vicente do Sul)

Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência

Instituído em abril de 2019, e com caráter permanente, o Forum foi criado para ser um espaço de promoção e de integração entre os serviços que atendem as mulheres em situação de violência por parceiro íntimo no município de Santa Maria. Assim, A ideia é construir uma rede de atenção às mulheres em situação desse tipo de violência e promovendo uma cultura de paz e superação da violência em Santa Maria-RS.

A demanda surgiu a partir do Seminário Tecendo redes no enfrentamento à violência contra as mulheres: promoção da cultura de paz e superação da violência, que contou com a participação de 135 pessoas, dentre discentes e pesquisadores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da UFSM. Estiverem presentes profissionais das diferentes áreas como saúde, assistência social e judiciário; representantes do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública; Secretaria de Município da Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Social; da Patrulha Maria da Penha; Grupo de Trabalho Integrado no Enfrentamento às Violências de Santa MariaObservatório de Violência do Hospital Universitário de Santa Maria; 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência.

O Fórum é coordenado por Laura Ferreira Cortes e consiste em uma parceria do Colégio Politécnico da UFSM com o Centro de Ciências da Saúde, representado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Em suas ações, busca integrar profissionais de serviços de saúde, assistência social, segurança pública, saúde mental, judiciário e pericial, centros de referência de assistência social, dentre outros. Toda a comunidade é bem-vinda para discutir a articulação das ações em rede atenção às mulheres em situação de violência.

Palestra sobre relacionamentos abusivos (ESF Maringá)

Publicações Recentes