Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Docente e aluna do Politénico participam de reunião Regional da Força Tarefa de Combate aos feminicídios



Às 16:00h do dia 11 de outubro de 2019, na Câmara de Vereadores de Santa Maria , foi realizada a primeira edição da Reunião Regional da Força Tarefa de Combate aos Feminicídios, promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, Câmara federal e Assembleia Legislativa do RS.

Para a reunião, foram convidadas representantes do Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência, iniciativa do Colégio Politécnico de Santa Maria em conjunto com o Centro de Ciências da Saúde, que tem se tornado uma iniciativa importante como espaço de integração para os serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres. A coordenadora do Fórum, Laura Cortes, também vê o projeto como um lugar de planejamento e construção coletiva para a sociedade santamariense.

Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência

Instituído em abril de 2019, e com caráter permanente, o Forum foi criado para ser um espaço de promoção e de integração entre os serviços que atendem as mulheres em situação de violência por parceiro íntimo no município de Santa Maria. Assim, A ideia é construir uma rede de atenção às mulheres em situação desse tipo de violência e promovendo uma cultura de paz e superação da violência em Santa Maria-RS.

A demanda surgiu a partir do Seminário Tecendo redes no enfrentamento à violência contra as mulheres: promoção da cultura de paz e superação da violência, que contou com a participação de 135 pessoas, dentre discentes e pesquisadores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da UFSM. Estiverem presentes profissionais das diferentes áreas como saúde, assistência social e judiciário; representantes do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher;Ministério Público EstadualDefensoria PúblicaSecretaria de Município da SaúdeSecretaria de Desenvolvimento Social; da Patrulha Maria da PenhaGrupo de Trabalho Integrado no Enfrentamento às Violências de Santa MariaObservatório de Violência do Hospital Universitário de Santa Maria4ª Coordenadoria Regional de Saúde e Casa de Passagem para Mulheres em situação de violência.

O Fórum é coordenado por Laura Ferreira Cortes e consiste em uma parceria do Colégio Politécnico da UFSM com o Centro de Ciências da Saúde, representado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Em suas ações, busca integrar profissionais de serviços de saúde, assistência social, segurança pública, saúde mental, judiciário e pericial, centros de referência de assistência social, dentre outros. Toda a comunidade é bem-vinda para discutir a articulação das ações em rede atenção às mulheres em situação de violência.


Publicações Recentes