Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao Viveiro Agroflorestal da Associação dos Fumicultores do Brasil

No dia 06 de novembro de 2019, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, das disciplinas de Produção de Mudas Florestais e Implantação e Manejo de Espécies Arbóreas, realizaram uma visita técnica ao Viveiro Agroflorestal da Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), localizado no Centro de Difusão Agropecuária, em Rio Pardo, RS. O número da produção de mudas anual do viveiro gira em torno de 1,57 milhões de espécies florestais nativas, ornamentais e exóticas.

O objetivo principal da visita foi mostrar aos estudantes as instalações de um viveiro desse porte e o manejo que é realizado, tanto no viveiro quanto com as mudas. Os estudantes foram recepcionados pela Coordenadora de Produção Agroflorestal Kátia Luiza Jackisch que apresentou a instituição e compartilhou o seu conhecimento com a turma e explicando todas as atividades diárias realizadas no local. A Coordenação do Curso e o Prof. Renato Trevisan agradecem a oportunidade oferecida aos estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente.

AFUBRA

O Viveiro Agroflorestal da Associação dos Fumicultores do Brasil foi criado em 1986 para abastecimento energético na cura do tabaco, a preservação de florestas e buscando a possibilidade de novas fontes de renda aos produtores rurais, bem como, aprimorar os projetos de educação ambiental. No entanto, a entidade Afubra surgiu no dia 21 de março de 1955, sediada em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e foi primeiramente chamada de Associação dos Plantadores de Fumo em Folha no Rio Grande do Sul, com foco apenas nos agricultores do Estado. Os benefícios de atividades de uma associação de agricultores, fez com que produtores de Santa Catarina e do Paraná despertassem seu interesse pelas vantagens que a entidade oferecia.

Por essa razão, no dia 24 de julho de 1963, durante a assembleia geral, definiu-se que a organização atuaria nos três estados Sul do País, assim se formou a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Inclusive, a Afubra é reconhecida como utilidade pública pelo decreto 8.304, do dia 6 de dezembro, assinado pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Ildo Meneghetti.

Confira outros registros da visitação: