Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista científica RGC completa 5 anos em atividade



Foi com o objetivo de produzir e disseminar o conhecimento científico na área do cooperativismo, que em 2014 nasceu a Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC). Para marcar seus 5 anos de atividades, a equipe de editores promoveu uma confraternização na manhã de terça-feira (18), no Colégio Politécnico.

Disponível no Portal de Periódicos da UFSM, com edições semestrais, nas versões online e impressa, o periódico visa contribuir com o fomento e a difusão de estudos voltados para o avanço das organizações coletivas e práticas de gestão em cooperativas.

Em seu pronunciamento na abertura do encontro, o professor e editor chefe da revista RGC, Vitor Kochhann Reisdorfer, saudou todos os engajados com a revista. “Não completaríamos meia década sem o empenho de vocês, autores/as, editores/as, avaliadores/as, estudantes, Central de Periódicos da UFSM e apoiadores, peças chave que fazem tudo isso acontecer. Hoje é um marco muito especial, celebramos 5 anos de muito trabalho e construímos uma trajetória que certamente irá render muitos frutos ainda. Em
2014, ninguém sabia como estruturar uma revista científica, mas tínhamos um objetivo claro, o de produzir conhecimento na área do cooperativismo. Hoje percebo nosso crescimento e, estamos realizando sim, um excelente trabalho”, declara Vitor.


O diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita também esteve presente e comentou sobre a importância do periódico. “Como instituição de ensino, o Colégio Politécnico tem muito orgulho da RGC, uma revista científica que tem proporcionado conhecimento aos nossos discentes e a toda comunidade que realiza pesquisa na área de cooperativas”. Aita observou as ótimas perspectivas e nível de qualidade, a qual a revista tem conquistado no âmbito do cooperativismo.

Para a editora adjunta, Márcia Bento comemorar 5 anos é um motivo de muito orgulho e estímulo para continuar na busca pela divulgação do conhecimento científico. Segundo ela, mais de 100 pessoas estão envolvidas de forma direta e indiretamente com a revista. “A RGC se desafia ano após ano, e conta com uma equipe que caminha e trabalha junto para obter um resultado espetacular a cada edição”, pondera Márcia.

A RGC está sendo usada como fonte de pesquisa e referência, inclusive no programa somos líderes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). Conta com parceria na publicação de edições especiais do Encontro Brasileiro de Pesquisadores emCooperativismo (EBPC) e do Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas (SINGESCOOP).

Texto e Foto: Márcio Fontoura
Comunicação Portal de Periódicos


Publicações Recentes