Ir para o conteúdo Politécnico Ir para o menu Politécnico Ir para a busca no site Politécnico Ir para o rodapé Politécnico

Estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico produzem Jornal Digital na disciplina de Língua Portuguesa

Polinizar - Jornal Digital

Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM produziram um Jornal Digital, durante o período de isolamento social, intitulado Polinizar. A atividade foi proposta pela professora Cândida Martins Pinto na disciplina de Língua Portuguesa e teve por objetivo trabalhar com diferentes gêneros discursivos; estimular a produção textual e dar voz a esses estudantes para que sejam cidadãos críticos com vistas a atuar em diferentes práticas sociais da sociedade contemporânea tanto em leitura quanto em escrita.

De acordo com os editores do Jornal, o nome Polinizar faz uma analogia ao trabalho das abelhas, já que remete, metaforicamente, ao ato de polinizar ideias, notícias e pensamentos. Além disso, Polinizar faz uma alusão ao nome do Colégio Politécnico.

O Jornal Polinizar traz uma diversidade de textos, com assuntos que remetem tanto ao momento atual de mudança na rotina estudantil devido à pandemia do coronavírus quanto a situações vivenciadas pelos estudantes desde o processo seletivo até a inscrição e o início das aulas.  Todos os textos foram produzidos em pequenos grupos e analisados pela professora, que fez ponderações para melhoria das produções textuais.

O engajamento e a motivação dos estudantes fizeram surgir a ideia de ampliar o Polinizar para as mídias sociais, a fim de dar maior visibilidade ao Jornal e possibilitar a produção de textos multimodais. Assim, a ideia é criar um perfil no Instagram para a divulgação das próximas edições do Jornal.

Esse tipo de atividade é uma das ações promovidas e desenvolvidas pelo projeto de ensino “A produção textual como instrumento de cidadania”, coordenado pela professora Cândida. O projeto tem por objetivo ampliar e aperfeiçoar as capacidades de leitura crítica e de produção textual de alunos e alunas do Ensino Médio e de cursos Técnicos do Colégio Politécnico da UFSM. A equipe do projeto é composta também pela professora Raquel Bevilaqua do CTISM e do bolsista Rodrigo Poletto, estudante do curso de Letras.

Desejamos a todos uma ótima leitura do Jornal Polinizar!

Para ler o Jornal Digital, acesse: Polinizar

Texto disponibilizado pela Profa. Dra. Cândida Martins Pinto.